Lizandra Valéria Bueno é policial penal e líder no sistema prisional do Paraná; ela é natural de Londrina

Lizandra policia penal pr

Natural de Londrina a diretora e líder do Sistema Prisional já atua a 15 anos - Foto: Polícia Penal do Paraná

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Aos 43 anos de idade a diretora de Tratamento Penal do Paraná, Lizandra Valéria Bueno, natural de Londrina, iniciou na Penitenciária Feminina em Curitiba, executando funções diretas com a carceragem. Hoje ela é responsável pela aplicação das políticas públicas listadas na Lei de Execução Penal (LEP).

Lizandra seguiu buscando seus sonhos sempre se preparando. A líder do sistema prisional é bacharel em Direito, pós-graduada em Gestão Pública com ênfase em Direitos Humanos e especialista em Mediação e Arbitragem.

Atuou em atividades como soltura para atendimentos, banho, alimentação, escolta, entre outras ações rotineiras de mulheres privadas de liberdade, ainda no tempo do Departamento Penitenciário. Já nos últimos anos de trabalho virou inspetora de plantão, num trabalho que envolve mais mediação de conflitos e controle de segurança.

Com 43 anos de idade, Lizandra iniciou na Penitenciária Feminina de Curitiba – Polícia Penal do Paraná

Após seis anos de atuação na unidade, foi convocada a trabalhar no setor administrativo da Polícia Penal e iniciou suas funções fora do âmbito da carceragem. Em 2015, a pedido, foi transferida para a sua cidade natal, Londrina, onde ficou lotada na Divisão de Monitoração Eletrônica (DME).

Em 2020, foi transferida para o Complexo Social e começou a atuar no acompanhamento de pessoas egressas do sistema penitenciário ou em cumprimento de penas privativas de liberdade em meio aberto e alternativas penais.

Agora, após ter completado o ciclo, trabalha com um conjunto de medidas e programas destinados à reabilitação e reintegração de indivíduos que cometeram delitos e estão sob custódia ou em processo de cumprimento de pena.

 

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile