A Polícia Civil está nas ruas desde as primeiras horas desta terça-feira, 8, para apreender documentos e prender pessoas suspeitas de envolvimento com uma quadrilha que teria desviado recursos das prefeituras de Doutor Camargo, Iporã, São Manoel do Paraná, Roncador e Paranapoema, cidades do noroeste do Paraná.
Segundo investigação da Polícia Civil, cerca de R$ 3 milhões foram desviados das prefeituras nos últimos anos.
O cumprimento de mandados está acontecendo também nos Estados de Goiás, Ceará, São Paulo, Rio Grande do Norte, Piauí, Pará, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e no Distrito Federal.
Ao todo, são 79 mandados judiciais, sendo 43 de prisão por associação criminosa e estelionato e 36 de busca e apreensão.
No Paraná, onde a investigação começou em 2023, a Polícia Civil identificou 38 transferências fraudulentas das prefeituras para outros Estados.
O modus operandi do grupo consistia em integrantes se passar por funcionários de empresas ligadas a instituições bancárias, que faziam contato com os departamentos financeiros das prefeituras, solicitavam atualização de dados das prefeituras e, com os dados, acessavam as contas bancárias e faziam transferências para contas do grupo.
Veja também