Um morador de Umuarama foi o alvo principal da Operação Venatio III, realizada na manhã desta segunda-feira, 9, pela Polícia Federal no combate ao armazenamento e distribuição de imagens e vídeos contendo exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes.
A Venatio III é uma continuação da Venatio II, deflagada no início de julho, que resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão em Palotina, e da Venatio I, em Marechal Cândido Rondon.
Todas as operações estiveram à cargo da Delegacia da Polícia Federal de Guaíra, mas trabalho semelhante ocorre também em outros Estados.
No caso de Umuarama, a PF apurou que o investigado adquiriu, possuiu e armazenou vídeos e imagens de conteúdo de violência sexual infanto-juvenil ao longo dos últimos anos. Ele poderá responder pelos crimes de posse e compartilhamento de material de violência sexual vitimando crianças ou adolescentes.
A PF aproveita a divulgação dessas operações para alertar aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção, segundo a PF, é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes.