Operação Effusus, da PF, cumpre mandados de prisão, busca e apreensão em cidades do noroeste

Operação Effusus

Os policiais federais encontraram completa estrutura para depósito e transporte de cigarros contrabandeados Foto: PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 20, a Operação Effusus para desarticular organização criminosa que atua no contrabando de cigarros do Paraguai para o Brasil. Foram cumpridos 27 mandados judiciais nas cidades de Umuarama, Paranavaí, Diamante do Norte, Cruzeiro do Oeste e Tamboara.

Seis pessoas foram presas, mas a operação mirou também policiais militares rodoviários de postos da Polícia Rodoviária Estadual da região noroeste, que estariam recebendo propina para facilitar a passagem dos caminhões carregados com cigarros contrabandeados. Nenhum deles foi preso, mas a Polícia Militar do Paraná informou que os dois suspeitos já foram afastados de suas funções enquanto acontecem as investigações.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Umuarama. Eram sete mandados de prisão preventiva e outros 20 de busca e apreensão.

A Operação Effusus contou com cerca de 100 policiais, entre federais e militares que deram apoio. Segundo a Justiça, o grupo atua na região de fronteira fazendo a importação, transporte, depósito e comercialização de cigarros contrabandeados na região de fronteira com o Paraguai.

Sair da versão mobile