Operação Natal é deflagrada em Maringá com aumento do policiamento no Centro e bairros

Com o lançamento oficial da Operação Natal nesta segunda-feira, 24 novembro, a Polícia Militar incrementa o policiamento ostensivo nas ruas e praças de Maringá, com a Guarda Civil Municipal (GCM) em trabalho conjunto, especialmente na área central e nos bairros.

Segundo o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Christian Nogueira, essa prática vem sendo feita todos os anos nesse período de grande movimentação por conta de compras natalinas e festas de fim de ano.

“O intuito é de promover maior tranquilidade para as pessoas que, a partir desse período, começam a frequentar mais as ruas e as praças da cidade, especialmente no horário noturno”, explica, em entrevista à reportagem, durante o lançamento da Operação na conhecida Praça da Catedral. Policiais, viaturas e motos marcaram a abertura da ação.

O comandante explica que, nesse tipo de ação, ocorre um aumento de 30% no efetivo policial, com a vinda de policiais que costumam trabalhar no setor interno da PM, em funções administrativas, para a chamada “escala extraordinária”. Com a somatória de forças, o objetivo é proporcionar a segurança para que as pessoas possam fazer suas compras e passeio, principalmente no período noturno.

Ainda mais com a movimentação financeira nessa época do ano. O pagamento do 13º salário aos trabalhadores do mercado formal deve injetar R$ 620,1 milhões na economia maringaense, até o final de dezembro de 2025, conforme dados do Escritório Regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Paraná.

Nesse contexto, os criminosos, conforme Nogueira, ficam de olho nos pertences pessoais, com destaque para a movimentação de aparelhos de smartphone.

Tenente-coronel Christian Nogueira é comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) – Crédito: Cristiano Martinez

Área central é mais visada
O comandante do 4º BPM informa que, com base nas estatísticas, a área central da Cidade Canção, incluindo a Zona 7, é mais visada pelos bandidos. Na verdade, eles ficam de olho onde tem mais comércio e circulam pessoas e veículos. “As pessoas que vêm de fora da Região Metropolitana e até de cidades mais afastadas acabam vindo para a área central de Maringá. Há uma atenção maior da Polícia Militar”.

No entanto, Nogueira reforça que a PM não se esquece dos bairros, citando a força da área comercial de regiões como as avenidas Mandacaru e Pedro Taques, além de atrações do porte do Parque do Japão e da região da Catedral. “A gente contemplou a cidade como um todo”, não deixando de incluir também o Eurogarden, entre outros locais.

Objetivo com Operação é dar mais segurança à população com incremento do efetivo policial (Crédito: Cristiano Martinez)

Cuidados da população
Além do policiamento ostensivo, a PM orienta a população a adotar práticas que podem evitar roubos e furtos, pois os marginais sempre estão à espreita. “As pessoas não podem andar em lugares ermos, como se estivessem na sala de sua casa. Precisa ter um certo cuidado”, recomenda o comandante, alertando que o celular é o equipamento mais furtado e roubado do país. “É um pertence muito valioso e as pessoas precisam tomar cuidado”.

Outra dica é observar o local de estacionamento de veículos. Deve-se evitar locais isolados e sem luminosidade. “Os marginais estão de olho nisso, para arrombar o veículo e levar pertences”. Inclusive, não deixe objetos valiosos no interior dos automóveis e afins. E as motocicletas são muito visadas, alerta Nogueira.

“As pessoas tomando esses cuidados, elas ajudam muito a parte da segurança pública”, reforçando que a PM está à disposição da população.

Crédito: Cristiano Martinez

Duração da Operação Natal
A Operação Natal tem previsão para se estender até próximo do Natal deste ano, quando ocorre o período de vendas no comércio. Nem todos os visitantes e moradores de Maringá buscam as compras, pois podem aproveitar a decoração natalina para passear pelo Centro e locais como o Parque do Japão. Todas serão beneficiadas com o trabalho ostensivo da Polícia Militar e da GCM.

Em todo o Estado, o policiamento no período de compras e festividades de Natal seguirá até 24 de dezembro e amplia a presença policial em shopping centers, centros comerciais, feiras, ruas de grande fluxo, praças e locais que recebem atividades natalinas.

Sair da versão mobile