PCPR na Comunidade leva serviços para mais de 2,6 mil pessoas em ações focadas para mulheres

PCPR na Comunidade leva serviços para mais de 2,6 mil pessoas em ações focadas para mulheres

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária para mais de 2,6 mil pessoas durante eventos do PCPR na Comunidade que aconteceram em Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro do Estado, em Londrina, no Norte, e Curitiba, nos dias 6 e 8 de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.  

Na quarta-feira (6), em Santo Antônio da Platina, o PCPR na Comunidade levou um ciclo de palestras para mais de 200 mulheres. Foram abordados temas voltados à questão das mulheres: dados de violência doméstica, como identificar um relacionamento abusivo, os ciclos da violência doméstica e familiar, como sair da dependência emocional, como entender a dependência financeira, dicas de investimento e empreendedorismo.   

As palestras foram ministradas por delegadas, psicólogas e profissionais especialistas em investimento. O evento contou com a parceria da prefeitura.   

Em Londrina, o programa esteve no Paraná Rosa em Ação, promovido pelo Governo do Paraná por meio do Gabinete da Primeira-Dama e as secretarias estaduais da Saúde e da Justiça e Cidadania, na sexta-feira (8).   

No local, foram realizados 122 agendamentos para a confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Além disso, os policiais civis repassaram orientações para mais de 1,6 mil pessoas sobre denúncias, prevenções e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime.  

Também na sexta-feira, o PCPR na Comunidade esteve em dois lugares em Curitiba. Em evento promovido pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) no Shopping Crystal, representantes das forças de segurança forneceram orientações, realizaram distribuição de materiais informativos e exposição de viaturas.  

Na Praça Ruy Barbosa, houve orientação sobre como identificar sinais de violência doméstica, quais as medidas para evitar crimes contra as mulheres e como alterar o sobrenome em documentos após a separação. Foram distribuídos materiais informativos relacionados ao tema. Mais de 800 pessoas foram orientadas.  

Para a delegada da PCPR Maritza Maira Haisi, ações como essa são fundamentais para reforçar a aproximação da polícia civil com a comunidade.  

“É muito importante em datas como essa, no Dia Internacional da Mulher, que o policial civil venha se aproximar da comunidade. Nosso objetivo é levar informações para as mulheres, principalmente dos serviços da área de segurança pública, e também passar uma mensagem de que a mulher pode ser o que ela quiser”, ressalta a delegada.  

Durante os eventos, foram oferecidas informações sobre a carreira policial, iniciativa que faz parte da ação que motiva as mulheres a entrarem para o mercado de trabalho.

O coordenador do programa, João Mario Goes, ressalta que o objetivo dos eventos era levar informações sobre temas voltados às questões das mulheres. 

“Nesta última semana o programa PCPR na Comunidade atendeu mais de 2.600 pessoas em ações que foram voltadas para o público feminino. Levar orientações é uma das maneiras de prevenir que crimes contra a mulher aconteçam. Foram eventos realizados em Santo Antônio da Platina, em Londrina e em Curitiba”, completa.  

PCPR NA COMUNIDADE – O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações. Também visa fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.  

SOLICITAÇÃO – Quem tiver interesse no programa, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site (https://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-na-Comunidade).  

Fonte: Policia Cívil/PR

Sair da versão mobile