Atendendo pedido do Ministério Público do Paraná, o juiz de Garantias da Vara Criminal de Iporã, na região de Umuarama, afastou das funções um professor suspeito de intimidar alunos com uma arma de fogo na sala de aula. Imagens de câmeras de monitoramento da escola mostram o homem de 61 anos retirando uma arma da maleta e gritando com as crianças falas como “vocês não sabem com quem estão mexendo!”.
O docente teria se irritado depois de ser atingido por uma bolinha de papel arremessada contra ele por um aluno. O fato aconteceu em agosto e a direção da escola acionou a polícia após receber informações de pais de alunos sobre os fatos.
Questionado pela direção do colégio e pela autoridade policial, o docente teria afirmado se tratar de uma “brincadeira” e que a arma seria um simulacro, utilizada em aulas de teatro.
O professor, que não teve o nome revelado, está sendo investigado pelos crimes de ameaça (artigo 147 do Código Penal) e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido (artigo 14 da Lei 10.826/2006). Bem como, por submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento (artigo 232 do Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei 8.069/1990).
O Promotor de Justiça Filipe Rocha e Silva explicou como está a condução do caso no MPPR.
Veja também