Uso de arma de fogo pela GM de Maringá segue sem prazo para entrar em prá

Prefeitura aguarda liberação da Polícia Federal; 91 guardas municipais receberam treinamento para armas de fogo

Agentes municipais receberam treinamento em escola da Polícia Militar (Foto: Arquivo/Equipe Pinga Fogo)

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Embora o munícipio tenha efetivo pronto e armas já adquiridas, ainda não é possível precisar quando os guardas municipais de Maringá vão utilizar armas de fogo no trabalho nas ruas. A administração aguarda liberação da Polícia Federal (PF) – que é responsável pela emissão de porte. A prefeitura confirmou que essa é a última etapa.

Nesta semana, de acordo com a administração, o recém-empossado secretário municipal de segurança de Maringá Ivan Quartarolli vai a Curitiba participar de reuniões na Secretaria Estadual de Segurança Pública do Paraná (Sesp) e aproveitar para verificar pessoalmente o andamento do processo.

Ao todo, 91 guardas municipais passaram pelos treinamentos ministrados por policiais da 2ª Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfaep) da Polícia Militar. Os servidores receberam, ao longo de nove meses, conteúdos teóricos e práticos para o porte de pistola calibre 380 e espingarda calibre 12.

Ao todo, o treinamento dos servidores municipais durou 558 horas de disciplinas teóricas e a capacitação total de 254 horas para a utilização de armas de fogo. Apesar do conteúdo já recebido pelos guardas, no patrulhamento nas ruas, os guardas utilizam apenas armas de choque.

 

Histórico

O processo de armamento da Guarda Municipal passa de cinco anos. Começou em 2015 na gestão do ex-prefeito Carlos Roberto Pupin. Na ocasião, o município firmou convênio com o governo do Paraná para formar e capacitar os agentes na Esfaep. Na primeira etapa, 51 guardas concluíram o treinamento. 

Nos anos seguintes, já na primeira gestão de Ulisses Maia, o município adquiriu as armas, deu sequência aos treinamentos e formação de novas turmas. Em 2018, os agentes receberam treinamento prático de tiro, logo após a chegada da primeira remessa de armas. A expectativa inicial seria de aplicar o armamento no fim de 2019.

 

Arsenal

Ao todo, a prefeitura de Maringá adquiriu 100 pistolas, 10 revólveres e 14 espingardas calibre 12. O uso do armamento, de acordo com a prefeitura, está autorizado pela Advocacia Geral da União (AGU). (Com informações de O Dia na Cidade e Equipe Pinga Fogo)

R$ 148 mil

Foi o valor pago pela prefeitura na última compra de armas. Ao todo, foram adquiridas 50 pistolas calibre 380

A prefeitura efetuou a compra de 100 pistolas, 10 revólveres e 14 espingardas calibre 12 (Foto: Arquivo/Equipe Pinga Fogo)

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile