Se a eleição fosse hoje, o senador Álvaro Dias (Podemos) seria reeleito para seu quinto mandato consecutivo, deixando para trás o ex-juiz da Lava Jato Sérgio Moro (União), que tentou ser candidato à Presidência da República e não conseguiu, tentou ser candidato ao Senado por São Paulo e também não conseguiu, se candidatou ao Senado por seu Estado de nascimento e corre o risco de não ser eleito. Álvaro Dias tem 35% e Sérgio Moro 24%.
Pelo menos isso é o que diz a pesquisa Ipec, antigo Ibope, encomendada pela RPC e divulgada na noite desta terça-feira, 23, mostrando a intenção de voto do povo paranaense com vistas às eleições de 2 de outubro.
O Ipec ouviu 1,2 mil pessoas entre os dias 19 e 21 deste mês em 57 municípios. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-05619-2022, e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o código PR-07859_2022.
Esta é a primeira pesquisa Ipec no Paraná e aponta um resultado muito diferente do apresentado por um instituto de pesquisa de Curitiba, que apresentou duas rodadas de pesquisas para o Senado pelo Paraná e em ambas aparecia Sérgio Moro disparado na frente.
Veja o resultado da pesquisa estimulada para o Senado pelo Paraná
Resposta estimulada e única, em %:
- Alvaro Dias (Podemos): 35%
- Sergio Moro (União Brasil): 24%
- Paulo Martins (PL): 4%
- Aline Sleutjes (PROS): 2%
- Orlando Pessuti (MDB): 2%
- Rosane Ferreira (PV): 2%
- Desiree (PDT): 1%
- Dr Saboia (PMN): 1%
- Roberto França da Silva Junior (PCO): 1%
- Laerson Matias (PSOL): 0%
- Ninguém/Nenhum/Branco/Nulo: 11%
- Não sabe/Não respondeu: 17%