Após posse, Silvio Barros tem primeiro dia de trabalho em 2025 na Prefeitura

O Maringá

Ao lado de Sandra Jacovós, Silvio Barros atende a imprensa na entrada da Prefeitura (Crédito: Cristiano Martinez)

Recém-empossado prefeito de Maringá, Silvio Barros voltou ao Paço Municipal na tarde desta quinta-feira, 2 de janeiro de 2025. Ele já ocupou essa cadeira em duas ocasiões (entre 2005 e 2012) na história da Cidade Canção e agora assumiu seu terceiro mandato.

Acompanhado da esposa, a primeira-dama Bernadete Barros, e da vice-prefeita Sandra Jacovós, Barros atendeu a imprensa e conversou com funcionários no hall da Prefeitura.

Segundo o prefeito, o primeiro dia de trabalho do novo governo é para tomar pé da casa, de como está o Paço. Somente depois, ele vai despachar. “Tem certas coisas que a gente não pode ser apressado. Apressado come cru e quente. Queremos fazer as coisas da maneira mais correta possível”, explicou, diante de repórteres.

Perguntado sobre as obras deixadas pela administração anterior, ele respondeu que “tudo que está em andamento será continuado”. Ele espera que termine logo, destacando que Maringá não tem tradição de interromper obras públicas. Inclusive, aquelas que são relevantes para a gestão anterior terá a presença do ex-prefeito Ulisses Maia na inauguração, pois têm a marca dele.

Silvio Barros conversa com funcionários e secretários (Crédito: Cristiano Martinez)

Situação financeira
Uma das medidas imediatas de Silvio Barros será encontrar imediatamente uma solução para as questões financeiras da Prefeitura. “Identificamos que não há recursos para investimento. O recurso que tem é basicamente para o custeio”, dizendo que alguns fundos têm saldo, mas são para serem aplicados em seu objetivo final.

Nesse sentido, Barros considera importante buscar recursos dos governos estadual e federal, além de fontes extragovernamentais, multilaterais, para que Maringá possa voltar a investir.

Em relação às dívidas, ele diz que toda Prefeitura as tem. “Mas as dívidas estão equacionadas”. Só não sabe exatamente como está a situação de contas a pagar, e restos a pagar. Mas, segundo o prefeito, tudo indica que a Lei de Responsabilidade Fiscal está sendo cumprida.

Secretariado
Silvio Barros informa que o secretariado está quase todo formado, faltando apena três ou quatro pastas para definir nomes. Ele aguarda respostas de algumas pessoas que foram convidadas.

O restante da equipe está montada e já começou a trabalhar nesta quinta-feira.

Barros assumiu seu terceiro mandato de prefeito de Maringá (Crédito: Cristiano Martinez)

População
A população será recebida na Prefeitura por Barros às quintas-feiras, às seis da manhã. O trabalho de atendimento começa na próxima semana. Às terças, a tarefa caberá à vice-prefeita Sandra Jacovós.

Segundo Barros, tanto o prefeito quanta a vice estarão à disposição da comunidade maringaense naquilo que precisar.

Créditos: Cristiano Martinez

Sair da versão mobile