Cartilha educativa “Jovem Eleitor” é disponibilizada aos jovens que irão votar pela primeira vez

Capa da cartilha educativa - Foto: Reprodução

Composta por 19 páginas, a cartilha educativa “Jovem Eleitor” é direcionada para jovens que tiraram o título de eleitor neste ano e irão votar pela primeira vez nessas eleições municipais de domingo, dia 6. O Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ) da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), elaborou o conteúdo em parceria com a Diretoria de Comunicação, e vem distribuindo para estudantes de Ensino Médio.

O material, com linguagem bem didática e própria para o público-alvo, explica como funcionam todas as etapas de preparação que antecedem o dia da votação. Reúne também informações sobre os mecanismos do processo eleitoral e as outras formas de participar da política municipal, estadual e federal.

Utilizando uma comunicação mais conectada com jovens, o material traz indicações para facilitar a leitura de acordo com o interesse específico da pessoa. Por exemplo, a sugestão de pesquisar no material por tema ou palavra – votação, título e documentos, entre outros. “A partir do momento que a pessoa tem direito ao voto, é necessário garantir que ela possa exercê-lo de maneira livre e consciente”, comenta Fernando Redede, defensor público e coordenador do NUDIJ.

A cartilha explica a importância de grêmios estudantis, conselhos de juventude e outras formas de organização que permitem a participação ativa de jovens. Outra seção do material reúne canais oficiais para identificação de fake news, disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).

Com informações de DPE-PR

BAIXE A CARTILHA AQUI

Leia mais sobre as eleições!

Sair da versão mobile