Chilenos elegem Gabriel Boric como presidente

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Os chilenos foram às urnas no domingo (19) para eleger o presidente do país. Os dois candidatos ao cargo foram José Antônio Kast, líder do Partido Republicano, de direita e o ex-líder estudantil Gabriel Boric do Social Convergence, de esquerda.

A apuração das urnas registrou 54,72% dos votos para Boric, que venceu as eleições do Chile deste ano. A aliança de Boric, chamada de Apruebo Dignidad, conquistou 37 assentos nas eleições do primeiro turno que aconteceu no dia 21 de novembro, entre deputados e senadores. Neste dia o advogado Kast foi o primeiro colocado com 27,91% dos votos, enquanto o deputado Boric alcançou somente 25,83%.

Após o encerramento da apuração das urnas, o candidato Kast utilizou as redes sociais para parabenizar o novo presidente e dizer que ele merece todo o respeito e colaboração construtiva dos chilenos.

 

Propostas

Uma das propostas de Gabriel Boric foi impedir o avanço do autoritarismo e do conservadorismo no Chile, e defender a reforma tributária e previdenciária.

A nova Constituição do país está sendo elaborada com previsão de término entre os meses de abril e julho do próximo ano, por meio da Assembleia Constituinte, a primeira voltada para a democracia, e o novo presidente Boric é apoiador da causa, pois ele tem o objetivo de transformar o país em um Estado social, para que os chilenos tenham melhores condições de vida.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile