Reeleito na presidência do PT, Chiorato fala de unidade no partido e foco na reeleição de Lula

Arilson Chiorato é reeleito na presidência do PT do Paraná e fala em unidade do partido

Depois de vencer por uma diferença pequena, Arilson Chiorato diz que vai se empenhar para manter o PT unido para as eleições do ano que vem Foto: Alep

Reeleito presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), o deputado estadual Arilson Chiorato prega unidade no partido e projeta reforço à reeleição de Lula em 2026. Nas entrevistas que concedeu após a confirmação da vitória no segundo turno do Processo de Eleições Diretas, o PED 2025, Chiorato defendeu uma comunicação mais estratégica e narrativa popular nas redes, rejeitou a leitura de confronto com o deputado federal Zeca Dirceu e convocou o partido à unidade para enfrentar a extrema-direita e fortalecer a reeleição do presidente Lula.

Arilson Chiorato foi reeleito no segundo turno em uma das disputas mais tensas da história recente do PT no Paraná. Ele derrotou o deputado federal Zeca Dirceu, que pregava mudanças para aproximar mais o partido do povo.

Minha Página AMP

Chiorato obteve 8.687 votos contra 8.373 de Dirceu, em um total de 17.061 votos apurados, números que mostram a alta mobilização da militância.

Mas, mostra também uma divisão clara entre os petistas paranaenses. Zeca Dirceu entrou na disputa com a chancela de seu pai, o ex-deputado e ex-ministro José Dirceu, um dos fundadores do PT, com mais de 50 anos de ligação estreita com o presidente Lula. Já Arilson Chiorato foi o candidato apoiado pela ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, ex-presidente nacional do partido e principal articuladora do grupo Construindo um Novo Brasil (CNB) no Paraná.

“Vamos continuar construindo um PT unido, forte, democrático, que dialoga com todas as forças, com cada filiado e filiada, que combate a extrema direita, e que defende o projeto do presidente Lula, rumo à sua reeleição em 2026”, publicou o presidente reeleito em suas redes sociais após a confirmação do resultado.

 

Veja também

Sair da versão mobile