Em virada histórica, Sérgio Moro é eleito senador; Álvaro Dias termina em 3º

Sérgio Moro com empresários de Maringá

Sérgio Moro, durante visita à Redação do O Maringá Foto: Pamela Maria

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Disputando sua primeira eleição, mas ainda tirando proveito da fama conquistada como juiz federal da Operação Lava Jato, o maringaense Sérgio Moro é eleito senador neste domingo pelo União Brasil. Segundo os analistas, o ex-juiz permaneceu em segundo lugar na preferência do eleitorado desde o início da campanha, mas as principais mudanças teriam acontecido nos dois últimos dias.

Moro conquistou 33,71% dos votos, ficando em segundo lugar, com 29,10%, do jornalista Paulo Eduardo Martins. O senador Álvaro Dias, do Podemos, foi o grande derrotado desta eleição. Embora nas pesquisas aparecesse com mais de 35% de intenção de voto, na realidade teve apenas 23,82% em sua tentativa de reeleição.

 

Biografia

Nascido em Maringá, Sérgio Moro tem graduação, mestrado e doutorado em Direito. Se tornou juiz federal aos 24 anos. Como juiz, se notabilizou por presidir processos de casos notáveis de corrupção, como os escândalos do Banco Banestado e da Operação Lava Jato.

A atuação perante a Vara Federal de Curitiba o capitalizou politicamente. Tanto que em 2019 foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro como ministro da Justiça. Após um ano e quatro meses de trabalho, pediu demissão do cargo, denunciando a interferência do presidente da república no comando da Polícia Federal.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile