Ex-prefeito e candidato ao governo Saul Raiz é sepultado em Curitiba

saul raiz

Saul Raiz nunca foi eleito, mas sempre esteve envolvido com a política Foto: Banda B

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O ex-prefeito de Curitiba Saul Raiz, que morreu na noite de sexta-feira em conseqüência de complicações provocadas pelo mal de Alzheimer, foi sepultado neste domingo no Cemitério Israelita Água Verde, na Capital. Ele tinha 91 anos e, como servidor público, esteve no governo desde a década de 1950.

Saul Raiz é o segundo ex-prefeito de Curitiba a morrer neste ano. No final de maio morreu Jaime Lerner, também engenheiro e que também assumiu a prefeitura por indicação do regime militar.

Como engenheiro do governo, Raiz foi responsável pelo projeto original do Mercado Municipal de Curitiba, além de diretor de Urbanismo da prefeitura de 1954 a 1958. Também comandou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná durante o governo de Ney Braga (1979-1982) e esteve à frente da construção da Rodovia do Café.

Engenheiro de formação, Raiz comandou a capital paranaense de 1975 a 1979 sem precisar ser eleito, já que durante o regime militar não havia eleição nas capitais e os administradores eram indicados. No caso de Raiz, ele foi indicado pelo governador Jaime Canet Júnior, que também não precisou ser eleito.

Em 1982, na primeira eleição para o governo do Estado desde o golpe militar de 1964, Saul Raiz foi indicado como candidato da Arena, o partido que dava sustentação ao governo militar, e teve como candidato a vice o ex-prefeito de Maringá João Paulino.

O povo, no entanto – como aconteceu em praticamente todo o Brasil – não quis o candidato dos militares e deu vitória a José Richa, do MDB, ex-prefeito de Londrina, que teve como vice João Elísio Ferraz de Campos. Foram fez 59,26% para Richa e 39,05% para Raiz.

 

NOTÍCIAS DE MARINGÁ

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile