José Roberto Tiossi Junior assume Secretaria de Compliance e Controle de Maringá nesta segunda-feira

O advogado foi indicado para a pasta pelo prefeito Ulisses Maia no fim de semana

Foto: Arquivo Pessoal

A Secretaria de Compliance e Controle da  Prefeitura de Maringá será comandada pelo advogado, mestre em Direito e Especialista em Direiro Tributário, José Roberto Tiossi Junior, que assume nesta segunda-feira (18). O nome foi divulgado pelo prefeito Ulisses Maia no fim de semana. A secretaria será responsável por fiscalizar a moralidade, eficiência e transparência administrativa.

Compliance (em português, conformidade) e controle  são novos métodos da gestão municipal para aprimorar a promoção da transparência e participação cidadã. Mediante a secretaria, será possível estabelecer um ‘Programa de Integridade’, para prevenir, punir e corrigir eventuais erros praticados na administração municipal.

Conforme o prefeito Ulisses Maia, Maringá “vive cenário de destaque no que diz respeito à transparência e austeridade, reflexo de um trabalho responsável e disciplinado no investimento do dinheiro público”.  Ele acrescenta que a gestão municipal vai “continuar crescendo e avançando com transparência em sintonia com o secretário Roberto Tiossi, que tem um currículo totalmente de acordo com nossos objetivos. O programa de compliance na prefeitura é quase inédito no Brasil”.

O município tem ′nota A′ em capacidade de pagamento do Tesouro Nacional. Vale ressaltar que  cresceu de 85,37% (2019) para 87,63% (2020) no índice de Transparência de Administração Pública (ITP) do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), ficando à frente de Londrina e Curitiba. “Todas nossas prestações de contas apresentam superávit. Nossas contas de 2017, 2018 e 2019 foram 100% aprovadas pelo TCE-PR. E as de 2020, previamente aprovadas”, diz o prefeito.

 

As responsabilidades da Secretaria de Compliance e Controle também  consideram  a fiscalização da cidade a respeito do  desempenho  de metas e execução do plano orçamentário, servindo de embasamento externo à Câmara Municipal. Tais atos são primordiais  para atingir  índices de confiança mais altos pelos órgãos fiscalizadores e pela sociedade.

 

 

Sair da versão mobile