Logo na entrada do Buffet Vivaro, na noite da última quinta-feira, 23, inúmeros fotógrafos já trabalhavam para marcar o momento do lançamento da pré-candidatura à Prefeitura de Maringá de Silvio Barros, juntamente com sua esposa Bernadete e com os pré-candidatos a vereadores de sua chapa (Progressistas, Republicanos, Podemos e PRD).
A cerimônia conduzida pelo jornalista e apresentador Beija-Flor teve duração de pouco mais de duas horas com milhares de pessoas presentes no amplo espaço do local. Deputados que não puderam comparecer deixaram suas mensagens que foram divulgadas no telão.
O presidente do Podemos Wilson Matos Filho não pôde estar no local e foi representado, já no palco, pelo cientista político Tiago Valenciano. Este fez um trocadilho explicando que quando perguntado se é possível Silvio Barros ser prefeito, “É pro Silvio”.
Na sequência, Guilherme Almeida, do Republicanos, elogiou Silvio Barros e disse que ele pensa a política como gestor político.
O soldado Adriano, do Progressistas, citou os princípios de Silvio Barros, o pensar nas pessoas e enfatizou. “Dá vontade de ouvir o Silvio falar e ficar perto dele”. A ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti, também falou rapidamente. “Enxergo em você a melhor liderança para conduzir Maringá”.
Umas das pessoas mais aguardadas para se pronunciar, Ricardo Barros, deputado federal e irmão de Silvio convocou os cidadãos a participarem da política ativamente. “Eu quero que as pessoas tenham coragem de vir para a política. Na política nós temos desafios e aprendizado todos os dias”.
O presidente da Câmara dos Vereadores, Mário Hossokawa, explicou que nos bastidores as pessoas estavam pedindo a volta de Silvio Barros a pleitear ao cargo máximo da Prefeitura. “Estava com uma vida tranquila, fazendo o que gosta, palestrando pelo mundo e nós fizemos este apelo”.
Pré-candidatos
Um por um foram sendo anunciados os pré-candidatos a vereadores dos partidos da chapa de Silvio Barros (teve gritos, faixa, confete, apito e cornetas).
Sem discurso
“Desaprendi a fazer discurso político, vamos fazer uma conversa. Tudo que tenho para falar está aqui nesse pedaço pequeno de papel [risos]”. Foi assim que o pré-candidato abriu a sua fala para os presentes no Vivaro.
Viajando pelo mundo a trabalho e principalmente palestrando, Silvio Barros disse que pensou muito com a família e pediu a Deus para que o enviasse um sinal se seria o mais correto aceitar os inúmeros pedidos de sua volta à prefeitura de Maringá. “Com minha esposa no Chile esse sinal chegou e então será uma missão dada por Deus”, explicou.
Logo após, Barros comentou que muitos políticos estavam aguardando essa sua confirmação para se filiarem aos partidos parceiros de sua pré-candidatura. “Agradeço a todos e agora somos um exército”.
Ao final da cerimônia, o pré-candidato mostrou como a tecnologia pode impactar os empregos atualmente e no futuro próximo, destacou alguns pontos sobre a Inteligência Artificial (IA) e enfatizou que sua gestão está antenada aos problemas econômicos que isso pode causar.
Mostrou ainda um mapa de obras das gestões Barros desde seu pai até a sua passagem de oito anos pela Prefeitura. Pediu para a população dar sugestões para o Plano de Governo e encerrou a noite com familiares no palco.