Sérgio Moro e Álvaro Dias estão tecnicamente empatados, segundo pesquisa divulgada nesta terça

Moro e Álvaro

Ex-aliados políticos e ex-colegas de partido, Sérgio Moro (União) e Alvaro Dias (Podemos) disputam uma vaga no Senado pelo Paraná nas eleições de outubro.  Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O Real Time Big Data, de Curitiba, divulgou nesta terça-feira, 16, mais uma rodada de pesquisa para o Senado Federal, mostrando que os candidatos Sérgio Moro (União) e Álvaro Dias (Podemos) estão tecnicamente empatados, porém com o ex-juiz estacionado, enquando o senador que disputa sua quinta reeleição cresce a cada pesquisa. De acordo com a pesquisa, de agora em diante Moro e Álvaro disputam ponto a ponto até 2 de outubro.

A pesquisa foi divulgada no dia em que começa oficialmente a campanha eleitoral 2022 para que as próximas rodadas mostrem a evolução ou queda no decorrer da campanha.

De acordo com o Real Time, Moro aparece com 30% das intenções de voto contra 27% de Dias e, tendo em vista a margem de erro de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos, considera-se que há um empate técnico.

A nova rodada da Real Time Big Data aponta uma diminuição na distância entre os dois primeiros colocados, sendo que Moro perdeu 1 ponto porcentual e Dias avançou 1. Na última pesquisa, divulgada no dia 21 de julho, o ex-juiz aparecia com 31% contra 26% de seu ex-aliado. Em outra rodada anterior, divulgada no dia 28 de junho, Moro aparecia com 30% e Álvaro com 23. Assim, segundo o Real Time, Álvaro subiu 4 pontos porcentuais e Moro perdeu 1.

Pesquisas de outros institutos mostram situação muito diferente. O IRG Pesquisas, por exemplo, deu em sua última sondagem Álvaro Dias com 32%, dez pontos à frente de Moro, que teria 22%.

Martins acha que pode crescer

 

O candidato do Partido Liberal (PL), Paulo Martins, que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro, ficou em terceiro lugar, com 8% das intenções de voto.

Desta vez, de acordo com a pesquisa, 12% dos entrevistados responderam que irão votar em branco e 15% não souberam ou não responderam.

Aline Sleutjes (PROS) e Rosane Ferreira (PV) receberam, cada uma, 2% das intenções de voto. Já os candidatos Orlando Pessuti (MDB), Laerson Matias, Desiree Salgado (PDT) e Carlos Saboia (PMN) receberam 1%.

A pesquisa contatou 1.500 entrevistados por telefone entre os dias 13 e 15 de agosto, e está registrada na Justiça Eleitoral sob o código PR- 06612/2022. O nível de confiança é de 95%.

Sair da versão mobile