Diante de um plenário lotado, Flávia Cheroni da Silva Brita e Wanderley Alves Moraes tomaram posse como prefeita e vice-prefeito, respectivamente, de Marialva, na manhã desta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025.
A solenidade de posse ocorreu na Câmara Municipal da Capital da Uva Fina, logo após a cerimônia dos vereadores e vereadoras eleitos para o período 2025/2028, quando Rafael Ferreira de Oliveira, o Rafael Poly, foi eleito presidente da Casa de Leis.
Em seu discurso, Cheroni reiterou seu compromisso de lutar por uma Marialva mais justa, mais solidária e cuja prioridade seja o bem comum e os menos favorecidos. “Vamos estar juntos nessa caminhada. Uma caminhada em que vamos buscar a Marialva que a gente quer e merece”, destacando que quer corresponder às expectativas positivas a seu respeito.
A prefeita também disse que um filme passou em sua cabeça, recordando de que aquela menina que nasceu e cresceu no distrito de Cambuí hoje governa a cidade. Seu sonho sempre foi de ser educadora, tendo feito cursos na área e mestrado, além de ter sido diretora durante nove anos do colégio Saldanha Rocha. Mas, nos planos de Deus, ela acabou entrando na vida pública e sido eleita prefeita, a primeira na história de Marialva. “Porque recebi o chamado”, disse.
Em sua fala, Cheroni deixou claro que não pesam apenas os votos recebidos que a levaram a vencer a corrida eleitoral de 3 de outubro de 2024. “Hoje não importam os 7.770 votos. Hoje importa toda a população de Marialva. Eu quero ser conhecida como a prefeita do amor, do diálogo, do respeito, do carinho e que governa para todos”.
Trajetória
Nascida em Marialva, filha de Inês e Osvaldo, Flávia Cheroni cresceu no distrito de São Miguel do Cambuí. A prefeita é esposa de Marcos Brita, o Chicão, e mãe de três filhos (Igor, Marcos Vinícius e João Francisco).
Cheroni é educadora: professora de matemática, pedagoga e mestre em educação, ciências e matemática. Trabalhou nas redes estadual e municipal de ensino. Nos últimos anos, atuou como diretora do colégio Saldanha Rocha, um dos mais importantes de Marialva.
Vice-prefeito
À reportagem, o vice-prefeito Subtenente Wanderley diz que é um momento histórico para Marialva, pois assume a primeira mulher eleita. “Quero desejar a todos um excelente Ano Novo. Muita saúde, felicidade e que Deus esteja sempre conosco”, afirma o vice.
Segundo ele, o trabalho começa nesta quarta-feira, logo após a posse. Já na quinta, 2, haverá apenas serviço interno na Prefeitura. “Pra gente começar a tomar as providências necessárias para que o ano seja muito produtivo”, adiantando que será feita uma reunião com o secretariado e diretores.
Aliás, durante a cerimônia de posse estava programada a apresentação de parte dos secretários do governo Flávia Cheroni. Mas como o evento se estendeu, os nomes do 1º escalão serão conhecidos nos próximos dias.
Presidente da Câmara
Após a posse dos nove vereadores e vereadoras, ocorreu a eleição do presidente da Câmara Municipal de Marialva.
Em votação individual, os novos edis elegeram Rafael Poly (PL) para o Biênio 2025/2026. Concorrendo contra Marcos Fragal (PSD), Poly obteve 6 votos contra 3, na disputa que elegeu também os demais membros da Mesa Diretora e Executiva, que irão comandar os trabalhos no legislativo municipal.
A eleição ocorreu logo após a solenidade de posse dos vereadores da 18ª Legislatura de Marialva na manhã desta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025.
Emocionado, Poly fez um discurso em que recordou a origem periférica, até chegar a vereador, em seu segundo mandato, e agora presidente da Casa. Mas a grande lembrança foi de sua falecida mãe. “Minha mãe sempre foi minha maior inspiração, mesmo não estando mais entre nós. Este momento é a realização de um sonho que eu compartilhei com ela. Como presidente desta Casa, reforço meu compromisso de ser um fiscalizador atento e de lutar para que as demandas do nosso povo sejam atendidas”, declarou.
A composição ficou assim:
Mesa Diretora:
Presidente: Rafael Poly (6 votos)
1º Secretário: Fabinho da Autoelétrica (9 votos)
2ª Secretária: Sheila Gabarron (5 votos)
Mesa Executiva:
1º Vice-Presidente: Paulinho (6 votos)
2º Vice-Presidente: Toninho Raspa (6 votos)
Presenças
Além da prefeita, do vice e dos vereadores, marcaram presença também o ex-prefeito de Marialva Edgar Silvestre, o Deca, e o deputado estadual Evandro Araújo. Além de autoridades religiosas.
A seguir, mais registros da cerimônia de posse em Marialva:
Créditos: Cristiano Martinez