Presente à abertura da 9ª Conferência Municipal de Cultura, na noite desta quarta-feira, 2 abril, o prefeito de Maringá Silvio Barros projetou uma boa perspectiva para a cultura local, com parcerias envolvendo os governos estadual e federal. Inclusive, com planos de implantar equipamentos culturais.
Aliás, ele comentou que foi feita uma visita às obras do Centro Cultural Oscar Niemeyer. São várias ideias e uma delas é a transferência da Biblioteca Centro para o local, que é prédio próprio da Prefeitura e adequado para esse equipamento público.
No entanto, a principal novidade é associar Maringá à “cidade da música”, alavancando a identidade do município e movimentando a economia por meio da cultura. “Primeiro, porque já somos a Cidade Canção. Mas só no nome, mais nada. O que a gente quer é que a música transpire na cidade em todos os lugares, que a música seja motivo para que as pessoas queiram vir a Maringá”, diz Barros, citando que tem cidades ao redor do mundo que são associadas à música.
É um mercado que proporciona geração de empregos e de negócios, além de movimentação da comunidade. Maringá pode ser posta no mapa do Brasil, com o diferencial associado à cultura.
Aniceto Matti
Em primeira mão, o secretário municipal de Cultura Tiago Valenciano anunciou que as inscrições do fomento Aniceto Matti 2024 vão abrir no próximo dia 9 de abril.
Com a troca de prêmio para fomento, Valenciano explicou que o processo teve de começar do zero. Foram mantidos os valores de R$ 2,5 milhões que já estavam no orçamento.
Nesse sentido, o prefeito afirmou que pretende buscar mais recursos no futuro. “Vamos ter uma busca ativa de bons projetos e que sejam impactantes para a cidade”.
Conferência
Sob o tema “Cultura em foco: avaliação, desafios e caminhos para o futuro”, a 9ª Conferência Municipal de Cultura abriu os trabalhos na noite desta quarta-feira, 2 abril, no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC). A classe artística lotou a Sala Joubert de Carvalho.
Com palestras e apresentações artísticas, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), em conjunto com o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), o evento tem o intuito de reunir a comunidade para debater e formular políticas públicas voltadas ao setor cultural da cidade.
O secretário municipal de Cultura Tiago Valenciano foi o mestre de cerimônias e explicou que, após a abertura nesta quarta, a Conferência segue nos dias 7, 8, 9 e 10 de abril de 2025 – das 19h às 21h -, estabelecendo diálogos de cada segmento do Conselho. Tudo sempre no CAC.