Prefeituráveis participam de diálogo com região Norte; evento reuniu os 5 candidatos de Maringá

Os cinco candidatos à Prefeitura de Maringá, e seus respectivos vices, foram reunidos ao mesmo tempo em evento público para apresentar suas ideias e conhecer demandas - Foto: Paróquia São Mateus

De maneira inédita nesta campanha eleitoral, os cinco candidatos à Prefeitura de Maringá, e seus respectivos vices, foram reunidos ao mesmo tempo em evento público para apresentar suas ideias e conhecer demandas. Não houve debate entre eles.

Eles participaram de um diálogo com o Movimento Popular “Equipe de Intervenção Social da APGT 2 (Assembleia de Planejamento e Gestão Territorial)”, na quarta-feira, 4.

Abrangendo 17 bairros da região norte da cidade, o movimento contou com a presença também de representantes da Paróquia São Mateus Apóstolo e de outras denominações religiosas, associações de moradores e entidades destes bairros.

O evento foi realizado no salão da Paróquia São Mateus Apóstolo e teve transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da própria paróquia. Os prefeituráveis foram organizados em mesas lado a lado no palco e assinaram um termo de compromisso com a comunidade, contendo proposições construídas coletivamente ao longo dos últimos anos.

10 minutos

Cada candidato, juntamente com seu respectivo vice da chapa, teve o tempo de 10 minutos para explanar suas ideias. A ordem das falas foi definida por sorteio. O primeiro a pronunciar foi Humberto Henrique (PT), que disse que o principal objetivo vai ser cuidar das pessoas onde elas vivem, enfatizando o cuidado com os bairros.

O segundo candidato foi o Pastor José (Mobiliza), que comentou sobre construções, sua experiência no setor quando esteve na Europa e que vai realizar este tipo de modelo para vários setores de Maringá.

O terceiro a conversar com os presentes foi Edson Scabora (PSD). Ele iniciou destacando o crescimento de Maringá no ranking das melhores cidades na área da saúde. Segundo Scabora, em 2017 a Cidade Canção era a 114ª do país e atualmente é a 5ª.

Na sequência, quem dialogou com a comunidade foi Evandro Oliveira (PSDB). Ele rebateu sobre o setor de saúde atual e comentou sobre as filas de consultas e cirurgias, além do horário de abertura e a contratação de mais colaboradores.

O quinto a se expressar foi Silvio Barros (PP), que falou sobre as propostas da comunidade, em uma delas, indagou sobre a proposição 1 e 11, pois, são no mesmo terreno e assim teria que ter maior estudo sobre as duas possibilidades.

Abrangendo 17 bairros da região norte da cidade, o movimento contou com a presença também de representantes da Paróquia São Mateus Apóstolo e de outras denominações religiosas, associações de moradores e entidades destes bairros – Foto: Paróquia São Mateus

Leia na íntegra o TERMO:

Segue proposições construídas coletivamente pela Equipe de Intervenção Social da APGT 2 diante das demandas apresentadas por dezessete bairros, entidades e associações presentes nesse território. Essas proposições foram lidas e esclarecidas no dia 4 de setembro de 2024 através de um Diálogo com a Comunidade. E a partir de agora assino o presente Termo de Compromisso para concretizar essas demandas, no caso sejamos eleitos como Prefeito e Vice prefeito na gestão 2025-2028.

Resumo das demandas apresentadas:

Proposição 1: Construção de um Centro Dia do Idoso, no terreno da Rua Samambaia, 930 – Jardim Campos Elísios.

Proposição 2: Implementação de um Centro Esportivo na Rua San Martin, 278 contemplando áreas de lazer e recreação e traga no seu projeto uma piscina aquecida e coberta.

Proposição 3: Plano de Arborização (plantio, poda e manutenção das espécies).

Proposição 4: Implantação da Ciclovia da Avenida Tuiuti em toda sua extensão.

Proposição 5: Parque Linear: Limpeza, manutenção, segurança, câmeras em funcionamento e conservação do Parque Linear.

Proposição 6: Manutenção constante dos alambrados em volta dos fundos de vales.

Proposição 7: Política pública eficiente no controle e combate de descarte irregular dos resíduos volumosos. Implementação do Plano de gerenciamento dos resíduos sólidos e Implantação da Educação Ambiental em todo o município. Atenção especial a instalação de ecopontos.

Proposição 8: Ampliação da Unidade Básica de Saúde do Piatã, conforme aprovado na Conferência Municipal de Saúde 2022.

Proposição 9: Escolas e CMEIs com sistema de câmeras monitoradas em funcionamento e também um sistema de vigilância física em cada unidade.

Proposição 10: Construção de um CMEI e uma escola Municipal para atender mais de 3.000 famílias que moram nos bairros Colina Verde I e II.

Proposição 11: Incentivo para que Parque Linear, o projeto Meu Campinho e o Viveiro de Flores Piatã no entorno do Rio Samambaia seja um ponto turístico do município. Há também um desejo de parte do espaço ser utilizado com trilha sensorial, turismo pedagógico com oficinas para crianças, idosos e pessoas com autismo.

Proposição 12: Saneamento na micro bacia hidrográfica da região. Políticas públicas voltadas ao meio ambiente e saneamento básico seja mais efetiva.

Proposição 13: Iluminação pública.

Proposição 14: Políticas de apoio aos comerciantes para facilitar a liberação de documentos e alvarás.

Sair da versão mobile