O deputado federal e secretário estadual Ricardo Barros comemorou 36 anos de vida pública e 65 anos de vida com a tradicional paella valenciana na noite desta terça-feira, 19 de novembro, em um jantar oferecido para convidados em Maringá.
“Eu tenho aqui a oportunidade de reunir meus amigos, que a cada ano aumentam. São 36 anos de vida pública e toda eleição a gente ganha novos amigos, novos apoiadores”, diz, citando também os prefeitos eleitos na festividade, caso de Silvio Barros de Maringá.
“Que a gente consiga construir essa relação de amizade e realizar os sonhos que o povo de Maringá que há tantos anos nos mantém representando a todos com o seu voto”, diz Ricardo, citando que já foi ministro, secretário de Estado, deputado, prefeito. “Estou muito feliz com as oportunidades que Deus me deu, de servir a nossa população”.
Enxergar atrás da montanha
Em conversa com a reportagem, a ex-governadora do Paraná Cida Borghetti avalia que os 36 anos de vida pública de Ricardo Barros, que também é seu marido, foram de contribuição, de um legado imenso. “Sempre estendendo a mão às pessoas. Um olhar carinhoso aos municípios”, destacando que o deputado é um grande líder.
“É a pessoa que enxerga atrás da montanha. Quem enxerga atrás da montanha, tem sempre uma visão diferenciada. Esse é o Ricardo, que diuturnamente, de domingo a domingo, do primeiro dia do ano ao último dia do ano, está à disposição para servir a quem precisa, sempre estendendo a mão e sempre tendo a solução ideal para cada problema”, citando a capacidade de articulação, visão e resolutiva do aniversariante do dia.
Silvio Barros
Já o prefeito eleito de Maringá Silvio Barros, cujo mandato inicia em janeiro de 2025, afirma à reportagem que Ricardo Barros é uma liderança importantíssima no Paraná. “É o parlamentar que mais tem qualificação e tem demonstrado resultado na captação de recursos. Ele é um expert em captar recursos e felizmente é de Maringá, da família, e vai ajudar muito a gente na cidade”, destacando que tem motivos para comemorar o aniversário de seu irmão e sua contribuição política.
Nesse sentido, Silvio tem trabalhado para estreitar as relações entre a Prefeitura e o Governo do Estado, exemplificando sobre o Parque Tecnológico Industrial da Saúde do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).
Na tarde desta terça-feira, 19, o vice-governador Darci Piana lançou a pedra fundamental do Parque em Maringá. O evento marcou o início oficial das obras de implantação do novo campus do Tecpar, que nesta etapa recebe investimento de R$ 24 milhões do Governo do Estado.
Maria Victoria
Em seu discurso, durante o cerimonial do jantar, a deputada estadual Maria Victoria destacou os ensinamentos, valores e princípios passados por Ricardo Barros, que é seu pai, e Cida Borghetti, sua mãe. “Ele que é o nosso grande articulador político”, exaltando também seu incansável trabalho.
O partido Progressistas dobrou sua participação no Paraná, elegendo 61 prefeitos, 51 vices e 558 vereadores. “É o segundo maior partido do Estado do Paraná”.
Além da deputada, fizeram uso da palavra o Delegado Jacovós, Soldado Adriano, Mario Hossokawa, Márcio Pacheco, Sandra Jacovós.
Jefferson Nogaroli
O empresário e responsável pelo bairro planejado Eurogarden Jefferson Nogaroli registrou sua gratidão para Ricardo Barros e o fato do deputado ser o “maior passador de recursos” para Maringá.
“Muitas obras, muitas coisas que não temos aqui, na nossa cidade, fazem a diferença e ajudam a trazer a qualidade de vida que Maringá tem, se dá com certeza pela sua visão estratégica”, afirmou Nogaroli.