O ex-prefeito der Guarapuava e ex-deputado estadual Cesar Silvestri Filho iniciou a pré-campanha como pré-candidato ao governo pelo PSDB, mudou para pré-candidato a senador e a partir desta segunda-feira não sabe mais o que disputará, pois sua pretensão de se tornar senador foi tosada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
Nesta segunda-feira, 15, o TRE-PR rejeitou o pedido de Silvestri Filho para assegurar sua candidatura ao Senado Federal pelo Paraná. Ao final da sessão que julgou o pedido, três votos foram contrários e dois favoráveis.
O político havia solicitado ao TRE-PR que fosse anulada a decisão do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) nacional, que invalidou sua oficialização como candidato em convenção estadual.
A convenção foi realizada no dia 20 de julho e retirada pelo colegiado nacional do partido em 4 de agosto. A federação PSDB-Cidadania, junto a César, entrou com uma petição de medida liminar solicitando a suspensão da decisão do colegiado, para que fosse mantida a candidatura de Silvestri.
Acontece que no âmbito nacional o PSDB está em uma federação com o Cidadania e já tinha se decidido pelo apoio à candidatura do senador Álvaro Dias, do Podemos, à reeleição.
Com apoio do PSDB, o Podemos pode ter mais tempo na propaganda eleitoral de rádio e TV. Dias tem sido apontado como uma das preferências dos eleitores em pesquisas eleitorais.