O empresário e ex-vice-reitor do UniCesumar e presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Educação, Wilson de Matos Silva Filho, o Wilson Filho, segue os passos do pai, o fundador e ex-reitor do UniCesumar, Wilson Matos, ao se candidatar a suplente do senador Álvaro Dias, que busca reeleição como senador.
A decisão de Wilson Filho de disputar a eleição se tornou conhecida nesta sexta-feira, 5, durante a convenção do Podemos do Paraná, que confirmou que Álvaro Dias, principal nome do partido no Estado, vai disputar a reeleição na tentativa de alcançar o quinto mandato como senador.
No âmbito nacional o Podemos tinha esperança de ter candidato próprio à Presidência da República e queria que Álvaro fosse esse nome. Porém, no último dia do prazo para convenções, ficou acertado que Álvaro Dias ia mesmo à reeleição.
O calendário eleitoral prevê a realização das convenções partidárias de 20 de julho a 5 de agosto. Porém, a oficialização das candidaturas depende de protocolo das atas das convenções na justiça eleitoral.
Agora, os partidos têm até 15 de agosto para registrar os nomes dos candidatos na justiça eleitoral.
Wilson Filho ocupa cargos importantes desde a adolescência, já tendo feito parte da diretoria da Associação Comercial, do Convention Bureau, já foi presidente da Sociedade Rural e do Sindicato das Escolas Particulares. Porém, esta é a primeira vez que disputa uma eleição para cargo público. Coincidentemente, também seu pai foi candidato a suplente de Álvaro Dias e, como a chapa foi vencedora, ele chegou a assumir como senador e teve projetos aprovados.
Ricardo Maia candidato
Durante a convenção, o Podemos oficializou também seus candidatos a deputados estaduais e a deputados federais. Entre os nomes figura o do ex-vereador de Maringá e ex-deputado estadual Ricardo Maia, irmão do prefeito Ulisses Maia.
Maia ocupou nos últimos anos um importante cargo na estrutura do governo estadual e tinha como principal função fazer a articulação entre os prefeitos e o governo.