Durante o encontro, Marcelo deu o aval para que o Município firme convênio com o Estado para cessão de profissional que irá atuar no Nucria
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, se reuniu na tarde dessa segunda-feira (21) com a delegada do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes de Londrina (NUCRIA), Lívia Graziela Pini. No encontro, o prefeito autorizou que a Prefeitura atenda ao pedido de convênio feito pela delegada à Secretaria Municipal de Assistência Social, para cessão de uma servidora municipal ao núcleo. O convênio refere-se a uma profissional psicóloga, que atualmente atende no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), e passará a atuar no NUCRIA.
A secretária municipal de Assistência Social, Nádia Oliveira de Moura, explicou que, com o aval do prefeito, o Município dará início aos trâmites para ceder a psicóloga, que possui em seu currículo especialização na área de violência contra criança e adolescente. “Essa servidora passará a atender no Nucria, executando os atendimentos a essas vítimas, assim como ela já faz no CREAS. É uma liberação importante, que vai contribuir para o trabalho do Núcleo na nossa cidade”, afirmou.
Segundo Lívia, a delegacia faz a apuração de graves crimes contra a criança e o adolescente, sendo que a maioria dos casos trata de violência sexual. “Por isso, temos uma necessidade muito grande de um atendimento especializado para essas vítimas, que é feito por uma psicóloga. Infelizmente o Estado não tem essa profissional dentro da Polícia Civil, então a gente acaba dependendo desses convênios com as prefeituras. E felizmente a Prefeitura de Londrina se colocou à nossa disposição”, destacou.
A delegada do Nucria apontou que a servidora e psicóloga solicitada já desenvolve na rede municipal o trabalho que irá executar no Núcleo. “Esse atendimento era feito no CREAS, que posteriormente nos encaminhava um relatório. Agora, será feito diretamente na delegacia, então vai agilizar esse trabalho e o atendimento será mais rápido. Com isso, a gente consegue tomar as medidas urgentes de forma mais célere”, apontou.
Lívia afirmou que a documentação para convênio entre o Município e o Estado será encaminhada à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), e somente após a finalização dos trâmites a servidora será alocada no Nucria. O pedido foi encaminhado em fevereiro deste ano, porém foi necessário aguardar que a servidora municipal concluísse o período do estágio probatório na Prefeitura de Londrina.
Além de Londrina, outros municípios como Maringá, União da Vitória e São José dos Pinhais também possuem convênio com a SESP para cessão de profissionais formados em Psicologia.
Foto: Divulgação
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo
O Maringá