Londrina vai abrir o circuito de festas, que irá percorrer outras cidades do Estado
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, recebeu em seu gabinete, na tarde desta terça-feira (30), a coordenadora da Oktoberfest Paraná, Susan Renée Klein. Londrina recebe o evento pela primeira vez, dos dias 25 a 27 de agosto, no Centro de Eventos. A Oktoberfest Londrina conta com apoio da Prefeitura de Londrina e do governo do Estado, através da Paraná Turismo. A tradicional festa fará um circuito nas maiores cidades do Estado, como Maringá, Ponta Grossa, Curitiba, Cascavel e Foz do Iguaçu, nos meses de agosto e setembro.
Para Marcelo, a realização da Oktoberfest Londrina é uma notícia a ser comemorada, pela contribuição que o evento vai proporcionar à cidade. Ele destacou que a Prefeitura irá conceder todo o apoio possível para a realização da festa. “A nossa administração tem o foco na economia da cidade. Estamos fazendo todos os esforços possíveis para que Londrina volte a crescer e desenvolver, promovendo a industrialização, mudando a nossa regra jurídica para diminuir a burocracia e criar em Londrina um ambiente favorável ao empreendedorismo”, ressaltou.
O prefeito destacou que uma das frentes em que está atuando é a realização de grandes eventos. “Fico muito feliz por saber que a Oktoberfest está vindo para a nossa cidade de Londrina, com foco na família. A festa vai funcionar das 11 da manhã às 10 da noite, e vai gerar emprego e renda, movimentar a economia da cidade, ou seja, será muito bom para todo mundo”, salientou.
A coordenadora da Oktoberfest Paraná explicou que o evento busca ressaltar as tradições e costumes. O foco é na cultura alemã, porém haverá a participação de grupos de outros países e regiões. “O Paraná foi fundado e implantado por vários povos, e hoje possui muitas raízes. Nosso objetivo é fazer uma festa onde a cultura alemã será a anfitriã, mas que receba outras etnias. Queremos criar um cenário onde todas as cidades participantes do circuito cresçam e se fortaleçam”, contou.
Susan convidou o prefeito de Londrina a participar da abertura do evento, e contou as origens alemãs da Oktoberfest, no século 19, e também da tradicional festa realizada em Blumenau. Ela destacou que a festa tem como missão reunir famílias e amigos, unindo pessoas. “Londrina vai abrir as festividades, e fazer esse evento ser um sucesso depende de todos nós. Agradeço ao prefeito Marcelo pelo apoio, será muito importante contar com a participação das secretarias e órgãos municipais na realização da Oktoberfest Londrina”, frisou.
Concursos Culturais – Segundo a coordenadora da Oktoberfest Paraná, o evento prevê a realização de dois concursos culturais. Em um deles, estudantes de cada uma das cidades do circuito poderão participar, realizando pesquisas sobre a história de sua cidade e também do Paraná. Cada estudante irá remeter um texto, que será julgado pela Academia Paranaense de Letras.
Os autores dos melhores textos vão passar por uma sabatina. Por fim, os estudantes escolhidos ganharão como prêmio livros de autores paranaenses e viagem a um parque de lazer localizado em Santa Catarina.
Haverá ainda um concurso para o público infantil, onde as crianças deverão indicar nomes para os animais típicos de cada cidade, escolhidos como símbolos da festa. O autor do nome com maior número de votos também ganha uma viagem, com a família, ao parque de lazer.
Todos as informações sobre as regras para participação nos concursos, e links de inscrição, serão disponibilizadas na fanpage do evento, https://goo.gl/pPg9GB.
Participaram do encontro os secretários municipais de Defesa Social, Evaristo Kuceki; de Obras e Pavimentação, Fernando Tunouti; Planejamento, Orçamento e Tecnologia e de Fazenda, Edson de Souza; o procurador-geral do Município, João Luiz Esteves; o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Nado Ribeirete; o diretor de Turismo da Codel, Fabian Trelha; e o assessor de Assuntos Estratégicos, Luiz Figueira de Mello.
Compareceram também a turismóloga da Paraná Turismo, Heloísa Dantas; o diretor executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Norte do Paraná (Abrasel), Vinicius Liberatti Donadio; o diretor executivo da Londrina Conventions and Visitors Bureau, Arnaldo Falanca; e o diretor da Rede Massa, Rafael Lamastra. A Oktoberfest Paraná é uma realização da Alô Eventos.
Fotos: Vivian Honorato
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo
O Maringá