Raffaele Festa está pela primeira vez no norte do Estado; o diplomata elogiou Londrina e propôs o ensino da língua italiana em escolas públicas
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, recebeu nesta quinta-feira (26), em seu gabinete, a visita do cônsul geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina, Raffaele Festa. Essa é a primeira vez que o diplomata vem ao norte do Estado representando a unidade consular, cuja base funciona em Curitiba. Ele exerce a função desde julho de 2017.
No encontro, o cônsul revelou ter ficado surpreso com as potencialidades da cidade de Londrina, que conta com uma grande comunidade de cidadãos oriundos da Itália. “Tomei conhecimento de que cerca de 40% da população de Londrina possui alguma origem italiana. É um imenso prazer estar aqui, na segunda maior cidade do Paraná, da qual estou gostando muito. É um local de espírito jovem, com pouco mais de 80 anos de história, muito bela e com uma população acolhedora. Também é um polo universitário com excelência em formação de estudantes, característica que pode ser explorada na viabilização de projetos que nos ajudem a resgatar a identidade e cultura italiana que são tão fortes no Paraná”, destacou.
Festa também fez uma proposta ao prefeito Marcelo, apresentando uma ideia de projeto para inserir o ensino da língua italiana em escolas públicas de Londrina, por meio da capacitação de professores da região. Ele citou que existe a possibilidade de captar verbas junto ao governo italiano, através do consulado no Paraná, para implantar a iniciativa aqui. “O objetivo seria capacitar educadores e oportunizar o aprendizado da língua italiana aos estudantes, seja no contraturno escolar ou como matéria opcional. Com isso, queremos estreitar os vínculos entre Brasil e Itália, fortalecer a ideia de intercâmbio entre as nações e recuperar os aspectos culturais que grande parte da nova geração não conhece”, vislumbrou.
O prefeito Marcelo colocou seu gabinete à disposição do cônsul e sinalizou positivamente para a ideia do projeto apresentado, salientando que o Município fará o que for possível para viabilizar esta e outras ideias que venham para beneficiar Londrina e fortalecer as relações com o consulado italiano. “Londrina tem uma grande presença da comunidade italiana e essa é uma excelente iniciativa. Iremos apresentá-la à secretária de Educação e esperamos que possa se concretizar, pois possibilitará a qualificação de professores e o enriquecimento cultural dos nossos estudantes. Parabenizo o cônsul e ressalto que a cidade, que tem tantos potenciais, está de portas abertas às boas ideias”, frisou
O vice-cônsul honorário da Itália para Londrina e Norte do Paraná, Bruno Veronesi, também participou do encontro. Ele comentou que a primeira vinda do diplomata italiano ao município já mostra que existem muitas possibilidades de intercâmbio para fortalecer a cultura italiana na região. “O cônsul está conhecendo nossa breve, porém rica história, e eu percebo em seu perfil uma visão diferente, com vontade de aprimorar essa relação. É interessante perceber que ele tem intenção de ir além da questão diplomática, mostrando que o consulado não é apenas um lugar para a emissão de passaportes ou renovação de documentos, mas também um facilitador na relação comercial e cultural entre o Brasil e a Itália”, disse.
Em Londrina, que é cidade coirmã de Modena, na Itália, o cônsul geral para o Paraná e Santa Catarina ainda terá uma visita na Universidade Estadual de Londrina (UEL), antes de partir para Maringá nesta sexta-feira (27).
Também estiveram presentes na visita, a diretora cultural da Associação Cultural Italiana de Londrina – I Bravissimi, Hylea Ferraz e os diretores da instituição Alceu Pitta, Osvaldo Calzavara, Rose Calzavara e Fabian Trelha. Ainda participaram o chefe de gabinete da Prefeitura, Bruno Ubiratan, o secretário municipal de Cultura, Caio Cesaro e o procurador-geral do Município, João Luiz Esteves.
Cônsul da Itália – Raffaele Festa nasceu na cidade de Bari, tem 41 anos e é diplomata de carreira. Formou-se com louvor em Direito pela Universidade de Pisa (turma de 2000), e em seguida prestou concurso entrando na carreira diplomática em 29 de dezembro de 2003. Cursou o Instituto Diplomático e logo a seguir foi confirmado como secretário de legação em setembro de 2004, quando assumiu as funções no setor do Contencioso Diplomático. Em janeiro de 2006, foi nomeado vice-cônsul comercial em Stuttgard, na Alemanha, ali assumindo, em dezembro de 2007, as funções de cônsul comercial. No ano seguinte, foi o primeiro secretário comercial em Iaoudê, capital dos Camarões, na África. A partir de julho de 2011 passou a ser o primeiro secretário junto à representação permanente da Itália nas Organizações Internacionais em Viena.
A partir de julho de 2014 passou a ser Conselheiro de Legação subordinado diretamente ao chefe do Serviço dos Negócios Jurídicos, do Contencioso Diplomático e dos Tratados e de 2015 a 2016 fez atualização profissional para Conselheiro de Legação. Em 3 de julho de 2017 assumiu as funções de Cônsul Geral da Itália em Curitiba.
Fotos: N.com
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo
O Maringá