Documento apresenta obras de infraestrutura prioritárias para o desenvolvimento de Londrina e região
O prefeito Marcelo Belinati participou, na manhã desta sexta-feira (4), do lançamento do Plano Estadual de Logística em Transporte do Paraná (PELT-2035). O documento foi lançado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e apresenta obras de infraestrutura prioritárias para trazer competitividade e desenvolvimento ao setor produtivo na região de Londrina.
O objetivo do documento é mostrar os gargalos dos setores de transporte, logística e infraestrutura no Estado e indicar possíveis soluções. Assim, traça um raio-x das obras prioritárias para o desenvolvimento do Estado e para contribuir para um Paraná mais moderno e competitivo. A expectativa é que o Plano direcione os investimentos públicos e privados para minimizar os gargalos na infraestrutura de transporte.
Para a região de Londrina, as prioridades são as ampliações e melhorias de rodovias, a ampliação do aeroporto e da malha ferroviária com destino à Paranaguá. Segundo o especialista em Logística da Fiep, João Arthur Mohr, para viabilizar o aumento do transporte de cargas de Londrina com destino a Paranaguá, pelo modal ferroviário, é necessário promover melhorias na ferrovia, especificamente na altura da Serra do Mar, na chamada curva de São João. “Esta curva precisa ter seu raio de curvatura suavizado, para permitir o tráfego de locomotivas modernas e composições ferroviárias maiores”, explicou.
Segundo o especialista, esta é uma das alternativas mais indicadas para baratear o custo logístico, já que fazer o transporte por ferrovia custa de 20% a 30% menos que o transporte rodoviário. Com relação ao modal rodoviário, segundo o estudo há cinco grandes eixos rodoviários que precisam ser melhorados. O primeiro é ampliar a capacidade da PR 445, que sai de Londrina e vai até Mauá da Serra, sentido Curitiba. O segundo diz respeito a executar melhorias no eixo de Londrina até Maringá, que embora já esteja duplicado, necessita de outras intervenções, como viadutos, alargamentos e mureta central.
Além disso, outras três rodovias que interligam Londrina e todo o norte do Paraná ao estado de São Paulo, precisam ser melhoradas, de acordo com o estudo. Neste caso, a intenção é ampliar a capacidade das rodovias com sentido a Presidente Prudente, Assis e Ourinhos. “Precisamos ter rodovias com capacidade de tráfego suficiente para que não tenhamos congestionamentos e acidentes ao cruzar pequenas cidades do norte do Paraná”, frisou Mohr.
Há ainda melhorias relacionadas ao Aeroporto de Londrina. O Plano prevê a conclusão da ampliação do terminal de passageiros, ampliação da pista e instalação de sistemas de aproximação ILS I. “Com o ILS, teremos uma redução grande do número de fechamentos do aeroporto, em dias de chuva e nebulosidade, fundamental para os negócios locais”, salientou o especialista em Logística. O estudo também prevê a implantação do Trem de Passageiros de Londrina a Maringá, o chamado Trem Pé Vermelho.
Para o prefeito Marcelo Belinati é fundamental que o poder público esteja unido com a iniciativa privada, para gerar desenvolvimento na cidade. “Antes mesmo de tomarmos posse, nos reunimos com o governador do Estado e com lideranças empresariais, para que isso pudesse acontecer. Foi lançado um pacote de obras que vai colocar Londrina na vanguarda para receber empresas, como a duplicação da PR 445 até Mauá da Serra, o Contorno Norte e diversos viadutos em Londrina”, contou.
Segundo o prefeito, paralelo a isso, o Município está executando um trabalho de desburocratização e construindo projetos de infraestrutura viária, que darão mais qualidade de vida à população e também criarão condições para receber empresas. Dentre as medidas já adotadas pela atual administração, o prefeito citou a redução de cargos de indicação política, revisão de aluguéis, de contratos e da Lei de Incentivo à Industrialização, além da elaboração de um projeto para fazer a reforma administrativa. “Estamos indo a associações comerciais, federações de indústrias e convidando empresários para conhecer Londrina. Todo este trabalho já está trazendo bons resultados, como a vinda de empresas para a cidade”, destacou.
O empresário e vice-presidente da Fiep, Ary Sudan, disse que as medidas apresentadas no estudo são fundamentais para que o Estado possa se destacar. “Precisamos fazer com que o Paraná seja competitivo e o que está se buscando com este Plano é criar condições para que o Estado possa estar à frente dos demais, com vantagens competitivas maiores”, afirmou.
Sobre o PELT-2035 – O Plano Estadual de Infraestrutura e Transportes foi produzido pela FIEP, com outras 19 entidades paranaenses, e lista 99 importantes obras e ações para o Paraná até 2035. Das 99 obras citadas no PELT 2035, 60% estão no modal rodoviário; 15% no Porto de Paranaguá; 15% no modal aeroviário; e 10% em ferrovias. São 61 obras no modal rodoviário, visando melhorar o escoamento das cargas, adequar a capacidade das estradas e aumentar a segurança nas rodovias.
As obras contemplam diferentes áreas, como duplicação, criação de terceiras faixas e separação dos tráfegos nos trechos urbanos, entre outras. A listagem abrange obras em rodovias federais que cortam o Paraná (9 ações), rodovias estaduais (18), trechos urbanos (15) e trechos já concessionados (19). O documento mostra que existe uma necessidade de não apenas melhorar o fluxo tradicional no Estado, entre oeste e leste, mas também favorecer o fluxo norte e sul. Uma das consequências disto seria, por exemplo, uma facilitação para ampliar a atuação paranaense no mercado interno e em regiões compradoras.
Fotos: Vivian Honorato
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo
O Maringá