O objetivo principal foi reforçar a participação de Londrina no turismo paranaense
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati recebeu, na manhã desta quinta-feira (22), em seu gabinete, a visita do presidente da Paraná Turismo (PRTUR), Manoel Jacó Garcia Gimenes, com o objetivo principal de reforçar a participação de Londrina no turismo paranaense. A ideia coaduna com a intenção da Prefeitura, de ampliar o turismo de negócios e eventos no município.
O presidente da PRTUR explicou que para o Paraná se tornar um Estado turístico é necessário atuar em algumas frentes. Segundo ele, uma delas é investir no turismo local, como os de negócios, eventos, gastronômico e religioso. A outra é reforçar o papel de Londrina na aglutinação dos municípios da região turística norte do Paraná, dentro da regionalização do turismo. “A terceira frente foi a criação do grupo G11, que está em vigor há um ano, e reúne 11 municípios do Paraná melhor classificados pelo Ministério do Turismo, no que diz respeito ao fluxo turístico e capacidade hoteleira”, contou.
No grupo G11 estão as cidades de Curitiba e Foz do Iguaçu, na melhor categoria (A), e os municípios de Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava, além das cidades litorâneas Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, na categoria B. “A ideia do grupo é que estes municípios trabalhem unidos, por meio da troca de experiências, para alavancar o turismo no Estado. Queremos expandir o turismo nas 14 regiões turísticas do Paraná, não apenas em Curitiba, Foz do Iguaçu e litoral, como vem acontecendo há anos, e o G11 será a locomotiva deste processo”, explicou Gimenes.
Durante a reunião, também foi anunciado que o diretor de Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Fabian Trelha, assumirá a presidência do grupo G11. Ele será empossado no dia 15 de março, no Encontro Estadual de Gestores de Turismo, que será realizado em Curitiba.
O presidente do Paraná Turismo também entregou, ao prefeito Marcelo Belinati, o caderno “Paraná Turístico 2026 – Pacto para um Destino Inteligente”, uma iniciativa do Conselho Paranaense de Turismo (CEPATUR), em parceria com diversas entidades. Ao todo 1.000 pessoas colaboram em sua elaboração. O objetivo do documento é transformar o Paraná em um Estado turístico, por isso reúne dados como infraestrutura, potenciais, dados populacionais e demográficos, competitividade diante do cenário nacional, entre outros. São diretrizes para os próximos anos, até 2026, com revisões anuais.
O prefeito Marcelo Belinati ressaltou que é fundamental a parceria da Prefeitura com o governo do Estado, a fim de ampliar o turismo de eventos na cidade. “Este é um grande mercado, pois movimenta a economia do município, ou seja, os hotéis, táxis, lojas, shoppings, restaurantes, entre outros setores, por isso nosso objetivo é, cada vez mais, trazer grandes eventos para Londrina, a fim de alavancar o setor de turismo na cidade”, disse.
Marcelo frisou ainda que a participação de Fabian Trelha na presidência do grupo G11 vai contribuir para que Londrina se destaque no segmento turístico. “Será um representante de Londrina, da administração pública, que assumirá uma função importante de interlocução com outras cidades, regiões e o próprio governo do Estado, entidades e associações, e isso é muito importante para nós”, frisou.
Fabian Trelha, que também esteve presente no encontro, salientou que o G11 é uma locomotiva para as ideias de turismo paranaense. “Minha grande expectativa é integrar os municípios para a troca de ideias e informações, pois aquilo que é realidade em um município pode ajudar o outro. Dessa forma, poderemos transformar o turismo no Estado, acelerando estas ideias. Além da troca de experiências, o grupo também cria uma situação de atacado, para negociações com fornecedores”, enfatizou.
Também estiveram presentes na reunião, o chefe de Gabinete da Prefeitura, Bruno Ubiratan, e o vereador Douglas Pereira (Tio Douglas).
Fotos: Dayane Albuquerque
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo
O Maringá