Prefeitos e comunidades soltam 100 mil peixes neste sábado no rio Paraná

Notícias em Destaque

Prefeitos e comunidades soltam 100 mil peixes neste sábado no rio Paraná

Prefeituras da região vão soltar neste sábado (29), às 14 horas, mais de 100 mil novos peixes de espécies nativas no Rio Paraná. A ação agrega componente ambientalista à tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que começou na sexta-feira à noite na cidade de Porto Rico.
Um dos organizadores do evento, o secretário do Meio Ambiente de Maringá, Umberto Crispim de Araújo, destaca a importância da parceria que envolve as prefeituras de Maringá, Paranavaí, Porto Rico, Loanda e outras, Unimed e várias empresas, buscando chamar a atenção para a preservação do rio que é um dos maiores do Brasil. “Se você joga lixo ou polui um riacho em Maringá, ele será carreado aos rios mais importantes da região, ou mesmo para o Pirapó, de onde é retirada a água consumida pelos maringaenses”, afirma Crispim.
Crispim reforça que a Secretaria de Meio Ambiente de Maringá dá todo o apoio técnico e orienta o trabalho que engloba principalmente a educação ambiental, principal objetivo das solturas de peixes, pois forma fiscais locais, envolvidos com a preservação da natureza. “Esse trabalho já chegou aos rios da região, ao interestadual Paranapanema e agora ao Paranazão”.
O prefeito de Porto Rico, Paulo Prates, elogia a visão da prefeitura de Maringá e de Paranavaí e empenha forças regionais para ajudar a preservar o rio interestadual tão importante, gerador de renda através do turismo para seu município e dezenas de outros.
De acordo com os organizadores, os peixes serão transportados em dois caminhões até a rampa. Alguns serão soltos no local, mas a maioria será levada em barcos para áreas protegidas por galhadas e outros tipos de vegetação, e entradas de córrego onde terão maiores chances de sobrevivência.
As variedades que deverão ser soltas neste sábado a partir das 14 horas são: dourados, pintados, piaparas, pacus, corimbas e  cascudos.

Outras Notícias

[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá

Sair da versão mobile