Prefeitura abre Semana do Meio Ambiente com atividades para alunos

Notícias em Destaque

Prefeitura abre Semana do Meio Ambiente com atividades para alunos

Minha Página AMP

     A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, abriu oficialmente nesta segunda-feira (2) a Semana do Meio Ambiente, que prossegue até quinta-feira (5). A cerimônia de abertura reuniu mais de 250 alunos dos Colégios Marista, João de Faria Pioli e Byinton Junior, que acompanharam os pronunciamentos de autoridades e palestra com a professora Deise Marcelino da Silva sobre o tema “Recursos Hídricos”.
     Participaram da abertura o vice-prefeito Claudio Ferdinandi, o secretário de Meio Ambiente, Humberto Crispim, o capitão da Polícia Ambiental, Luciano José Russi, o vice-presidente para assuntos do Meio Ambiente da Acim, Vagner Siberiano, a diretora do Instituto Cidade Canção, Keity Novaes, o presidente do Instituto Rotary Meio Ambiente, Shiguemassa Yamazaki, os secretários de Assuntos Comunitários, Miguel Grillo e de Cultura, Olga Agulhon.
     O secretário Humberto Crispim agradeceu a presença de todos e lembrou do importante trabalho que a Prefeitura vem fazendo para preservar os recursos naturais. “Temos recuperado minas, cursos de água, cercado fundos de vale, plantado árvores e soltado peixes não só em Maringá, mas também na região. Todos devemos nos integrar numa luta permanente e diária pelo meio ambiente, sempre atentos à preservação. Somos um Estado muito rico em recursos ambientais, inclusive hídricos, com os rios Pirapó e Ivaí e precisamos nos ater para a importância da preservação”, alertou.
     O capitão Luciano Russi parabenizou a Secretaria de Meio Ambiente pelas atividades e mostrou algumas ações de prevenção que a Polícia Ambiental vem fazendo na região. “Fazemos frequentemente apreensões de equipamentos de caça e pesca. Já percebemos a ocorrência de muitos animais que invadem a cidade, consequência do desequilíbrio ambiental, também agimos recolhendo esses animais. A semana é agora, mas a proteção ao meio ambiente deve se prorrogar o ano todo”, frisou.
     O vice-prefeito Claudio Ferdinandi, pediu que todos fizessem uma salva de palmas para o meio ambiente, lembrando que antes de tudo é preciso agradecer e reconhecer a importância da natureza. “Poder acordar e ouvir os animais, ter água, sombra e recursos naturais é uma alegria muito grande e essa alegria só pode ser mantida com cuidados ambientais e ações de preservação. Essa semana é um ato simbólico, mas necessário para que possamos sempre lembrar da importância do meio ambiente para nossas vidas”, destacou.

Programação
     A Semana do Meio Ambiente prossegue até quinta-feira (5), com ações na Câmara Municipal e na Praça Raposo Tavares.
Na terça-feira (3), às 8h30, o público está convidado a assistir a palestra “Remanescentes da Mata Atlântica” pela doutora bióloga Anna Christina Faria Soares, gerente do Parque do Ingá.
     Para quarta-feira (4), às 8h30, estão agendadas atividades e palestra “Mudanças Climáticas e Aquecimento Global”, com Tiago Ribeiro da Costa, engenheiro agrônomo que atua em projetos regionais, professor titular dos cursos de Agronomia, Agronegócios e Gestão Ambiental.
     O encerramento, na quinta-feira (5), terá atividades entre 8h30 e 16 horas, na Praça Raposo Tavares, com a distribuição de folders e promoção de conscientização sobre preservação ambiental.

Reciclagem de isopor
     Estará posicionada no local para demonstrações uma unidade móvel de reciclagem de isopor (EPS), um dos produtos mais descartados na natureza que causa poluição devido ao grande volume e o tempo em que demora para decompor no meio ambiente, cerca de 8 anos.
     A unidade instalada em um caminhão é resultado de uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente e a empresa Recicláveis Cidade Verde para solucionar o problema da poluição com isopor em Maringá. A empresa detém a tecnologia para fazer essa reciclagem.
     De acordo com o secretário Umberto Crispim, a partir de agora o produto passa a ser coletado e reutilizado. “O isopor tem larga utilização em várias atividades, na construção civil por exemplo, para tetos, isolamento acústico, térmico e outras finalidades. Também para rodapés, molduras para quadros, pisos para deques, decorações, entre outros”.

Outras Notícias

[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá

Sair da versão mobile