Prefeitura de Maringá e da região realizam a soltura de 50 mil peixes no Rio Ivaí

Notícias em Destaque

Prefeitura de Maringá e da região realizam a soltura de 50 mil peixes no Rio Ivaí

Em comemoração ao Dia Estadual do Rio Ivaí, instituído pela lei estadual 15.622/2007, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e as prefeituras de Ivatuba, Paiçandu, Doutor Camargo, Itambé e São Jorge do Ivaí realizaram nesta quarta-feira (20) a soltura de 50 mil peixes no Rio Ivaí e o plantio de 500 mudas nativas no Condomínio Pontal do Ivaí em Ivatuba.

O evento contou com a participação do prefeito em exercício Claudio Ferdinandi, do secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, do prefeito de Ivatuba, Robson Ramos, do prefeito de Itambé, Antonio Carlos Zampar, representantes da Sanepar, UEM, Sanepar, Viapar, Cocamar, Unicesumar, Grupo GTFoods, Instituto Cidade Canção, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Tiro de Guerra, alunos e professores da Escola Estadual Regente Feijó de Doutor Camargo e do Colégio Estadual São Francisco de Assis de Ivatuba, e servidores das prefeituras participantes.

O secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, agradeceu a participação de todas as entidades envolvidas e ressaltou que é contra a construção de usinas hidrelétricas no Rio Ivaí. “O Ivaí precisa de mata ciliar e não de usinas hidrelétricas que trazem desequilíbrio ambiental. Como a energia eólica, existem diversas fontes alternativas que podem ser utilizadas, não agredindo o meio ambiente. Não queremos fazer no Rio Ivaí o que fizeram com o Rio Tietê em São Paulo”.

O prefeito de Itambé, Antônio Carlos Zampar, parabenizou os organizadores do evento e destacou que a soltura de peixes é bem mais que uma ação simbólica, lembrando que o Rio Ivaí é inviável para a construção de usinas.

O prefeito em exercício Claudio Ferdinandi destacou que o dia é especial pois será encaminhado ao diretor-presidente da Copel uma ata na qual vários prefeitos da região manifestam o repúdio contra a construção de usinas hidrelétricas no rio Ivaí. “Hoje se inicia a luta contra aqueles que querem fazer do Rio Ivaí uma série de lagoas. O Ivaí nasceu para ser rio e vamos combater todos os que quiserem construir as usinas hidrelétricas nesse importante rio”.

O prefeito de Ivatuba, Robson Ramos, afirmou que um dos maiores problemas dos municípios é a gestão de resíduos e que a recomposição de mata ciliar é uma das principais ações ambientais que as administrações municipais devem realizar. Ramos também agradeceu a participação dos condomínios do município que ajudam a preservar o meio ambiente, sobretudo o Rio Ivaí.

Outras Notícias

[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá

Sair da versão mobile