Prefeitura e Instituto São Francisco ampliam parceria na reciclagem de óleo

Notícias em Destaque

Prefeitura e Instituto São Francisco ampliam parceria na reciclagem de óleo

     A Prefeitura e o Instituto São Francisco vão ampliar a parceria firmada há 6 anos, que garante a reciclagem de óleo de cozinha, contribuindo com a preservação ambiental. O secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, se reuniu nesta quinta-feira (27) com a diretora do Instituto Cidade Canção, Keity Novaes formando parcerias também em outras ações da secretaria.
     Iniciado em 2008 em todas as unidades da rede de supermercados Cidade Canção e desenvolvido a partir de 2011 na rede municipal de ensino, o Programa Recicla Óleo já recolheu mais de 135 mil litros de óleo, evitando que mais de 100 bilhões de litros de água fossem contaminados.
      Segundo Crispim, em parceria com a Prefeitura, o programa disponibiliza recipientes especiais para o armazenamento de óleo usado. “Esses locais atuam como ecopontos para a destinação correta do óleo de cozinha, evitando o descarte em pias, ralos e esgotos, que estão entre os principais agentes de poluição e contaminação de água potável”, explica.
     O óleo de fritura pós-consumo pode ser reutilizado de várias formas, como óleo para asfalto, fertilizante, adubo, detergentes, desmoldante para compensados entre outros. Recolher o óleo e dar um destino correto também reduz a quantidade de gordura nas estações de tratamento de água e esgoto, reduzindo o custo em 45%.
     A diretora do Instituto Cidade Canção, Keity Novaes, lembra que todo o óleo arrecadado é vendido para a indústria de biodiesel e o valor é repassado para entidades assistenciais. “O Recicla Óleo já é um programa reconhecido pelas Nações Unidas e o desenvolvimento nas escolas municipais deu força e visibilidade ao projeto. Agradecemos a parceria e desejamos continuar quebrando recordes na arrecadação do óleo de cozinha”.

Sucatas Eletrônicas
     O Instituto Cidade Canção também é parceiro da Secretaria de Meio Ambiente na reciclagem de sucatas eletrônicas, mantendo pontos fixos em duas lojas da rede de supermercados Cidade Canção (Loja do Maringá Velho – Avenida Brasil, nº  4724; Loja da Avenida Brasil – Avenida Brasil, nº 7225).
     Os produtos eletrônicos são destinados para a Cooperativa Coopercanção que segrega e separa os materiais para indústrias de reciclagem. Lâmpadas fluorescentes, cartuchos e pilhas devem ser devolvidos aos revendedores.

Outras Notícias

[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá

Sair da versão mobile