Notícias em Destaque
Prefeitura e UEM avançam em parceria do Parque do Cinquentenário
O vice-prefeito Claudio Ferdinandi e o secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim se reuniram nesta quarta-feira (2), com a vice-reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Neusa Altoé e a professora Ana Lucia Olivo Rosas, definindo o convênio envolvendo ainda o Governo do Estado na cessão de uso do Parque do Cinquentenário para a instituição. Durante a reunião, a vice-reitora anunciou o repasse de R$ 211.700 pela empresa Spaipa para a construção de um Centro de Educação Ambiental na reserva.
O Parque do Cinquentenário é uma das 19 áreas de preservação permanente do município, com oito alqueires, localizada na zona urbana da cidade, próximo ao campus da Universidade. A área já é utilizada para pesquisas da UEM desde 2003, e a intenção da cessão de uso é viabilizar a construção do Centro de Educação Ambiental, o que garante a continuidade e ampliação das pesquisas e mantêm a área a serviço da comunidade. “Queremos que o Parque do Cinquentenário sirva a pesquisa e a população”, afirma o secretário Umberto Crispim.
Dentro deste processo de cessão, a UEM já elaborou e apresentou em junho do ano passado o plano de manejo da reserva, prevendo o uso da área. No plano de manejo serão desenvolvidos quatro subprogramas. O primeiro deles envolverá pesquisadores dos departamentos de Biologia, de Geografia e Engenharia Civil da UEM. O plano prevê ainda análise da vegetação, peixes, e aves, fisiologia e ecologia vegetal, ictiopatologia, herpetologia, estudo de anfíbios e répteis, entre outras ações.
A reserva, destaca Crispim, possui exemplares de árvores nativas como a peroba-rosa, cedro, figueira branca, pau d’alho, angico e pau-marfim, entre outras. “Vamos agilizar a cessão do Parque do Cinquentenário à Universidade porque é um projeto que traz benefícios à toda comunidade”, afirma o secretário.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá