Notícias em Destaque
Prefeitura está cercando e protegendo fundos de vale
Os 25 cursos de água que cortam o perímetro urbano de Maringá e que desaguam em afluentes dos rios Ivaí e Pirapó estão ganhando cercas e medidas protetivas contra poluição e depredação. “O planejamento completo está pronto, em plena execução e com um alcance para toda a comunidade, pois protegendo nossos cursos de água protegemos o Pirapó cuja água bebemos, e o Ivaí que futuramente fornecerá água potável para Maringá e região”, explica o secretário do Meio Ambiente, Umberto Crispim de Araújo.
O trabalho básico, inicial, consiste no cercamento dos fundos de vale, baixadas onde pessoas depositam restos de construção, todo tipo de lixo poluidor e depredam mata e vegetação ciliar também criando alí, ilegalmente, animais domésticos como cavalos, bois e cabritos. O que parece muito simples, cercar as margens de um córrego, às vezes esbarra na falta de colaboração de proprietários vizinhos de áreas ribeirinhas. Daí uma determinação da SEMA que a partir do próximo ano começará a recolher esses animais, multando proprietários e poluidores dos fundos de vale.
Recomposição
O trabalho programado ao longo dos 28 riachos, dos quais 8 ainda sequer têm nomes, prevê retirada de animais e lixo, recomposição vegetal com acompanhamento das mudas plantadas pelo menos durante dois anos, cercamento com alambrado e construção de calçadas ecológicas com grama e mudas de árvores nativas. Para o secretário Crispim, a calçada é importante porque traz a possibilidade de implantação de novas áreas de lazer e para caminhadas ao lado da área verde, criando uma fiscalização popular rotineira. Além e impedir acesso e poluição indesejada, o alambrado também traz segurança para a população por impedir o uso das áreas para fuga e proteção de marginais.
O cercamento já implantou 15 mil metros lineares de alambrados apenas este ano, somando mais de 32,2 mil metros de fundo de vale protegidos até agora. Crispim adianta já estar licitados ou em fase de obra outros 6,6 mil metros lineares de alambrado, 16,6 mil metros quadrados de calçadas e 9,7 mil metros quadrados de grama. Serão licitados para completar o alambrado protetor e calçadas ecológicas – um pouco mais largas para possibilitar o tráfego de bicicletas: 13,9 mil metros lineares de alambrado, 34,8 mil metros quadrados de calçadas e 21,7 mil metros quadrados de grama.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá