Prefeitura lança programa dos Corredores da Biodiversidade

Notícias em Destaque

Prefeitura lança programa dos Corredores da Biodiversidade

     A Prefeitura de Maringá lançou nesta sexta-feira (15), o programa Corredores da Biodiversidade que irá proteger, revitalizar e reflorestar a mata ciliar dos córregos do município. Inédito em área urbana no Paraná e um dos primeiros do Brasil, o programa integra o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Maringá.
     O evento contou com a presença do prefeito Roberto Pupin, do presidente da Assemae, Sílvio José Marques, o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, os secretários municipais de Meio Ambiente, José Miguel Grillo, Saneamento, Leopoldo Fieswki, alunos de escolas municipais e estaduais e comunidade.
     A cerimônia de lançamento foi realizada na confluência entre os córregos Moscado e Cleópatra, que juntos com o Borba Gato serão os primeiros locais a receber o programa. Para encerrar as atividades, os alunos da Escola Municipal Padre Hyo Tanaka e Colégio Estadual Tomaz Edson plantaram 800 mudas de espécies da Mata Atlântica para a neutralização de carbono produzido durante a 42ª Assembleia Nacional da Assemae realizada em Maringá.
     De acordo com a bióloga que desenvolveu os Corredores da Biodiversidade, Anna Christina Esper Farias Soares, um dos principais objetivos da iniciativa é facilitar a dispersão das espécies de fauna e flora da região.
    “Os corredores irão estimular a troca gênica entre as diferentes espécies de animais isoladas em ambientes, como o Parque do Ingá e Bosque II, que ajudarão a disseminar sementes, manter o equilíbrio ambiental, além de promover a revitalização da mata ciliar e ajudar a preservar os nossos recursos hídricos”, explicou a bióloga.
     O evento também marcou o lançamento oficial dos programas municipais de Reflorestamento dos Fundos de Vale, das Calçadas Ecológicas e Cercamento dos Fundos de Vale, todos pertencentes do programa de recuperação da Mata Atlântica do município. Com relação a essas iniciativas a administração já realizou 4.676 metros de cercamento e 11.522 m² de calçadas nas regiões de fundos de vale.
     O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, parabenizou a administração municipal e ressaltou o destaque de Maringá no cenário nacional. “O prefeito Roberto Pupin e sua equipe estão de parabéns por realizar este grande trabalho para a sustentabilidade do município”, afirmou.
     Para o secretário de Meio Ambiente, José Miguel Grillo, a administração municipal está realizando uma ação que será lembrada no futuro pelos cidadãos maringaenses. “As pessoas não tem ideia de como essa iniciativa trará benefícios para o município, preservando a fauna e flora e consequentemente nossos recursos hídricos. O prefeito Roberto Pupin e o prefeito licenciado Silvio Barros estão de parabéns com esse compromisso em favor do meio ambiente”, destacou.
     O presidente da Assemae, Sílvio José Marques, elogiou o programa maringaense e destacou que a Assembleia Nacional da entidade foi, através do lançamento dos corredores, encerrada da melhor maneira possível. “Ficamos contentes em saber que Maringá é a primeira cidade do Paraná a implantar o programa, lembrando que divulgaremos o exemplo para outros municípios brasileiros”, ressaltou.
     O prefeito Roberto Pupin agradeceu a equipe da Secretaria de Meio Ambiente pelo estudo e realização do programa, e lembrou que as ações da administração municipal sem exceção, devem observar os critérios de sustentabilidade. “Os corredores da biodiversidade serão certamente um grande legado para o futuro da nossa cidade. Contamos com a colaboração da comunidade para não poluir os fundos de vale para que esse programa realmente faça a diferença e seja uma marca de Maringá”, destacou o prefeito.

Outras Notícias

[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá

Sair da versão mobile