Prefeitura promove Conferência Metropolitana na segunda-feira

Notícias em Destaque

Prefeitura promove Conferência Metropolitana na segunda-feira

   O secretário do Meio Ambiente, Umberto Crispim de Araújo, participou quinta-feira (25), na Universidade Estadual de Londrina, da Conferência Macrorregional do Meio Ambiente de Londrina. Os objetivos do maringaense foram maior interação com a Política de Resíduos Sólidos que está em fase de implantação e contato com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Luiz Eduardo Cheida, palestrante do evento.
   Os 399 municípios do Paraná possuem 214 lixões a céu aberto e as ações promovidas nas regiões polo visam a unificação dos procedimentos de gerenciamento e correta destinação dos resíduos sólidos. Nos próximos dias será criado um comitê do Programa Paraná Sem Lixões, anunciou Cheida na última terça-feira, durante reunião do secretariado no Palácio Iguaçu.  Segundo Cheida “o Governo vai unificar as ações relacionadas ao gerenciamento de resíduos para que possamos garantir resultados eficazes, inclusive os que estão previstos pela legislação, sem duplicar esforços e de forma transversal como o programa propõe”.
   Esse programa, explica o secretário Crispim, estabelece diretrizes para a gestão e manejo, marcando como prazo final o mês de agosto de 2014, quando todos os lixões cederão lugar a aterros controlados, como ocorre na vizinha Santa Catarina e em consonância com a lei Nacional de Resíduos Sólidos nº 12.305/10.
   Com o objetivo de preparar os gestores municipais, ambientalistas e sociedade para as etapas estadual e nacional, segunda-feira próxima entre 8h e 16h Maringá promoverá conferência metropolitana no Auditório Professor Joaquim Lauer, do Unicesumar. Dela serão tirados os nomes de representantes do município para a conferência estadual dias 5 e 6 de setembro, em Foz do Iguaçu e nacional, de 24 a 27 de outubro, em Brasília. As conferências enfocam os resíduos sólidos com quatro eixos principais de discussão: produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, criação de emprego e renda e educação ambiental.
   Após o evento em Londrina, o secretário maringaense também abordou Cheida sobre sua presença em Maringá para eventos relacionados ao meio ambiente e sobre a transferência de incumbências do IAP – Instituto Ambiental do Paraná – para a prefeitura. Com a própria municipalidade responsável pela emissão de licenças ambientais para empreendimentos como loteamentos, abatedouros, postos de combustíveis e outras iniciativas que hoje são da alçada estadual, haverá maior agilidade principalmente devido os trâmites locais.

Outras Notícias

[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá

Sair da versão mobile