O programa municipal “Londrina Cidade Iluminada” deverá ser incrementado nos próximos meses pela Prefeitura. Uma lista de 9 contratos especiais para melhorias na iluminação pública está em análise, o que inclui, por exemplo, a modernização em LED no Bosque Marechal Cândido Rondon (bosque central), no Parque Arthur Thomas (região sul) e no Kartódromo Luigi Borghesi (região noerte). O pacote todo é estimado em mais de R$ 3,6 milhões.
Segundo o diretor de Operações da Sercomtel Iluminação, Alexander Farias Fermino, tratam-se de projetos relevantes e de iniciativa da própria prefeitura: “A administração municipal estuda o que tem que ser feito e nos passa as demandas. Pode ter certeza que vamos atender todas as expectativas, até porque a prefeitura tem acertado quando se trata de implantação de LED”.
Da relação, além das três obras mencionadas, há ainda a implantação de LED ornamental em várias praças. Alguns viadutos de grande trânsito também seriam contemplados com melhorias na iluminação da parte inferior. O segundo trecho da Rua Prefeito Faria Lima, que vai da Avenida Maringá até a transposição dos lagos Igapó 3 e 4, também seria contemplado.
Atualmente a prefeitura, através da Sercomtel Iluminação, executa a primeira fase do “Londrina Cidade Iluminada”. São 23.344 pontos viários a serem modernizados até fevereiro do próximo ano. Há ainda mais 1.500 pontos ornamentais dentro do programa que deverão ser liberados em breve.
Londrina 100% LED – No todo, o parque de iluminação pública do município tem aproximadamente 65.000 pontos (incluindo praças), além de distritos, patrimônios e vilas rurais, que já foram modernizados. A prefeitura, que pretende transformar a cidade inteiramente em LED, já executou a nova implantação em mais de 22.000 pontos. A segunda fase deverá ser iniciada até o ano que vem e prevê a conclusão de toda a cidade, tanto nas vias (ruas e avenidas) quanto nas praças.
A iluminação pública com a tecnologia “Light Emitting Diode” (LED) favorece a mobilidade urbana oferecendo mais luz com menos custo, dá conforto, prazer e boa ocupação das praças, melhora a definição das cores durante a noite, a visualização do tráfego de veículos e proporciona significativa sensação de segurança.
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá