Prefeitura, Rotary e ambientalistas vão soltar 40 mil peixes no Rio Ivaí

Notícias em Destaque

Prefeitura, Rotary e ambientalistas vão soltar 40 mil peixes no Rio Ivaí

    O secretário do Meio Ambiente de Maringá, Umberto Crispim, fez palestra sobre a importância do trabalho em prol dos rios da região, segunda-feira (11), em Cianorte. O evento, na Casa da Amizade, reuniu dezenas de pessoas envolvidas em iniciativa que resultará no plantio de centenas de árvores ribeirinhas e soltura de milhares de peixes no Rio Ivaí. “Vamos soltar 30 mil peixes juvenis de mandi e outros 10 mil de espécies típicas dos rios da região no próximo dia 27 de setembro”, anunciou Crispim.
    A palestra foi realizada a convite Fábio Magron, presidente do Rotary Cinturão Verde, com presença também de integrantes da ARPAC – Associação de Preservação Ambiental de Cianorte. Segundo Crispim o clube de serviço, a associação e a Prefeitura Municipal de Japurá são os parceiros na soltura de peixes e plantio de mudas no Ivaí, no próximo dia 27 de setembro, no trecho de travessia da balsa entre Japurá e São Carlos.
 De acordo com o secretário, essa primeira soltura de mandi é muito importante: “Trata-se de um peixe nativo que começa a se tornar raro no Rio Ivaí e outros cursos de água interligados”. Crispim foi homenageado pelo Rotary Cinturão Verde, recebendo sua segunda comenda pelo trabalho em prol do meio ambiente na região.
 MANDI
    O peixe Mandi é nativo dos rios Paraná, Ivaí, São Francisco e outras bacias brasileiras e argentinas. Existem várias espécies do mandi, que é da família dos bagres. Ele deve ser manuseado cuidadosamente pois tem ferrões nas laterais e nas costas. São peixes onívoros, alimentando-se de larvas de insetos, algas, moluscos, peixes e fragmentos de vegetais aquáticos. É a segunda maior espécie de peixes, com 32 gêneros e mais de 80 variedades que viajam grandes distâncias rio acima durante a estação chuvosa para a desova. Depois que os filhotes nascem eles não cuidam mais da prole.

Outras Notícias

[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá

Sair da versão mobile