Representantes da Comissão dos Contadores Públicos do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) se reuniram no auditório da Prefeitura de Londrina, na manhã desta quinta-feira(24), com o prefeito Marcelo Belinati. Foi o primeiro encontro do ano da Comissão, que objetiva debater assuntos relacionados à contabilidade pública no estado do Paraná, buscando o aprimoramento dos contadores nos municípios em que atuam.
O prefeito Marcelo Belinati disse que o executivo está discutindo uma nova formatação da Controladoria da Prefeitura. “Londrina já está bem avançada nesta área, em comparação com todo o Brasil, mas podemos melhorar. Para isso, vamos investir em ações que trazem inovação”, afirmou. Ele lembrou que Londrina é a cidade mais transparente do Brasil, pelo ranking da Controladoria-Geral da União (CGU). “O que nós queremos é, cada vez mais, aprimorar os mecanismos de controle interno, que são a garantia, para a população, de que recursos dos tributos pago por ela serão bem aplicados e revertidos em benefício da comunidade”, completou.
O coordenador da Comissão e membro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Márcio José Assumpção, contou que na pauta de discussões estiveram a interiorização da Comissão, por meio da criação de subcomissões, e o formato de mais uma edição do Fórum Paranaense de Contabilidade, Controle e Finanças, que em 2018 aconteceu em Londrina, reunindo cerca de 400 pessoas e palestrantes de renome nacional para debater temas relevantes e atuais da contabilidade pública.
O presidente da associação de Contadores Públicos Municipais de Londrina, Luiz Furtuoso, informou que também foi debatida a possível criação de uma Associação Estadual de Contadores Públicos, a fim de promover maior transparência, qualidade nos serviços prestados, otimização dos recursos públicos e o fortalecimento dos contadores públicos do estado do Paraná.
Estiveram presentes na reunião, representantes do Tribunal de contas do Estado do Paraná; do CRC do PR; contadores do município de Londrina e membros da Associação dos Contadores Públicos Municipais de Londrina, contadora pública da Câmara Municipal de Londrina e contador público de Maringá.
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá