O campus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está em plena ebulição com a volta da Semana de Artes (SAU), rompendo hiato de 20 anos.
Repleto de atrações artístico-culturais todos os dias até 9 de agosto, a 8ª edição do evento começou na manhã desta segunda-feira, 5.
Entre os destaques do dia, pocket show de MC sol, às 19h30, no espaço Encontro das Artes. Daiane Caroline Machado, 28 anos, é uma rapper de Sarandi.
Encerrando a segunda-feira, o Teatro Universitário da Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebe, às 21h30, o espetáculo “Lori Lamby é uma banana!”.
É uma encenação que propõe um diálogo entre o teatro e a literatura por meio de uma dramaturgia inédita a partir da leitura e do estudo do livro “O Caderno Rosa de Lori Lamby”, lançado em 1990 e escrito por Hilda Hilst.
Exposições
Duas exposições coletivas de arte foram inauguradas nesta segunda-feira, 5. A primeira é na Galeria Colchetes, localizada dentro do bloco A34, bloco da Pró-reitoria de Extensão e Cultura. A outra, na Galeria de Artes da Biblioteca Central (BCE).
São obras de estudantes, professores e servidores. Também estão expostas peças criadas pelo Curso de Artes Visuais da comunidade da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
A Galeria Colchete estará aberta de segunda a sexta-feira das 8h às 17h30. Já a Galeria da Biblioteca vai funcionar até as 22 horas, sendo que sábado abre das 10h às 12h45.
As exposições foram organizadas pelas professoras Rosiane Cristina de Souza, Paula Poiet Sampedro e Bethielle Amaral Kupstaitis do curso de Artes Visuais da UEM.
Conferência de Cultura
A SAU ocorre paralelamente à I Conferência de Cultura da UEM que tem como objetivo aprovar o Plano de Cultura da Universidade. Trata-se de um momento muito importante para a consolidação das políticas culturais na instituição, para o estabelecimento de parcerias produtivas e ocupação dos espaços da Universidade por meio da arte e da cultura.
Serviço
1ª Conferência de Cultura e 8ª Semana de Artes da UEM (SAU). Entre 5 a 9 de agosto no Câmpus Sede da UEM. Cerimônia de abertura nesta segunda (5), às 8h30, no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus Sede. A programação completa será publicada em breve no Portal DCU. Realização: Diretoria de Cultura (DCU) e o Comitê Gestor Cultural da UEM.
Com ASC/UEM