Encabeçada por nomes nacionais e premiados como Bruno Ribeiro e Luiza Romão, a 42ª Semana Literária do Sesc chega a Maringá no período de 4 a 8 de outubro com oficinas, bate-papos, contação de histórias, lançamento de livros.
Na verdade, o evento rola simultaneamente em 27 cidades do Estado, somando 250 horas de programação em torno do tema “Ler para mudar histórias”. Tudo com entrada gratuita.
No caso da Cidade Canção, o primeiro dia de atividades chega com tudo na nova unidade do Sesc (Av. Duque de Caxias, 1.517 – Zona 7). O escritor paranaense Anderson Novello participa do bate-papo “Livros para a Infância: Nos bastidores da criação literária”, às 15h. Ele irá discutir os processos envolvidos na produção literária, com ênfase na produção de livros para a infância.
Novello é escritor, professor e mestre em Literatura. Em 2023, assinou a curadoria da 8ª edição da Coletânea Sesc de Contos Infantis.
Às 16h, haverá o lançamento da 8ª Coletânea Sesc de Contos Infantis que é um projeto do Sesc Paraná com o objetivo de celebrar a cultura e a arte do Paraná. A antologia, destinada especialmente ao público infantil, reúne 10 contos inéditos que representam os diferentes aspectos das nossas tradições culturais. Em sete edições, a Coletânea Sesc já selecionou, via Edital, 70 textos inéditos de autores e autoras nascidos ou radicados no Paraná.
Em 2023, o Sesc Paraná lança a 8ª Edição da Coletânea Sesc de Contos Infantis, com curadoria assinada pelo escritor Anderson Novello e ilustrações do artista Eric Spunholz. A edição reúne textos dos autores e autoras, com destaque para duas representantes de Maringá: Andressa Karen Pinheiro da Silva e Mayara Marengoni Marcussu.
E, às 19h30, bate-papo com as escritoras maringaenses Michelle Joaquim e Estela Lacerda, em torno de “Literatura e teimosia: Por que insistimos nisso?”. Elas vão discutir sobre a importância da literatura no cenário cultural atual, bem como as possibilidades de acesso à leitura de maneira democrática.
Jabuti
Ganhadora do tradicional Prêmio Jabuti em 2022 (em Poesia e Livro do Ano por “Também Guardamos Pedras Aqui”), a poeta, atriz e um dos grandes nomes do slam nacional Luiza Romão participará em Maringá da Semana Literária no dia 6 de outubro (sexta-feira), às 19h30, no bate-papo com a escritora, cordelista e poeta Jarid Arraes, em torno do tema “Histórias Incontadas”.
Sob mediação de Bruno Barra da Silva, o objetivo da conversa é discutir a ausência de alguns grupos na história literária, sobretudo os de mulheres. Ou seja, traçar alguns pontos que levaram a essa exclusão e pensar como, cada vez mais, artistas têm atuado na contramão da invisibilidade.
Voz
Um dos destaques da programação maringaense é Bruno Ribeiro, que estará no dia 6 de outubro (sexta-feira), às 9h, no bate-papo “A Voz Literária”. O escritor, roteirista e tradutor conversará com o público sobre seus processos de criação literária e construção de narrativas, buscando estimular um intercâmbio frutífero com o público.
Ribeiro é professor de Escrita Criativa, escritor, tradutor e roteirista. Mestre em Escrita Criativa pela Universidad de Tres de Febrero, em Buenos Aires, é autor de, entre outros, “Glitter” (Moinhos, 2019), “Como Usar um Pesadelo” (Caos e Letras, 2020), “Porco de Raça” (Darkside Books, 2021) e o ainda inédito “O Dono e o Mal” (Alfaguara). Recebeu os prêmios Brasil em Prosa, Machado DarkSide Books, Todavia de Não ficção e foi finalista do Prêmio Jabuti.
Contação
Como é tradição, a contação de histórias é uma das marcas da Semana Literária. No Sesc Maringá, uma das atrações é “Furos no céu”, com Cia. Girolê, no dia 5 de outubro (quinta-feira), sessões às 9h30, às 10h30, às 14h30 e às 15h30.
“Contam que há muito tempo a distância entre o céu e a terra era bem pequena: não passava da altura de uma girafa. Certo dia, numa aldeia africana, duas mulheres estavam com os seus pilões amassando grãos de trigo. As duas não paravam de falar. Era uma fofoca atrás de outra. Uma delas, empolgou-se muito com o falatório, levantando o pilão tão alto que fez um furo no céu. O que será vai acontecer, com o infinito azul, da cor das violetas?”, diz a sinopse.
A Cia. Girolê é composta pelas artistas Caroline Casagrande, Cleo Cavalcantty e Moira Albuquerque. Iniciou suas atividades em 2006, em Curitiba/PR. Desenvolve ações de incentivo à leitura através de projetos literários, contações de histórias, rodas de leitura e oficinas de formação.
Teatro
No dia 7 de outubro (sábado), às 15h, ocorrerá a apresentação teatral “Lugar de ser Inútil”, com Cia. Olho Rasteiro. Inspirado no universo do poeta Manoel de Barros, com direção coletiva, estreou em abril de 2014 e de lá para cá passou por 10 cidades do estado do Paraná, quatro cidades do estado de São Paulo e foi para Fortaleza participar do 10º Festival Popular de Teatro.
Oficinas
As escritoras Karen Debértolis e Thays Pretti ministrarão suas respectivas oficinas durante a 42ª Semana Literária no Sesc Maringá.
A de Debértolis é “Escrita e Autoconhecimento”, dia 5 de outubro (quinta-feira), das 15h às 17h.
Já Pretti com “O corpo enquanto território”, dia 7 de outubro (sábado), das 15h às 17h.
Serviço
A programação completa do evento está no site oficial.