Poderão concorrer ao prêmio na edição 2022 organizações públicas e privadas e indivíduos que desenvolvam diretamente atividades de voluntariado, incluídas as entidades privadas sem fins lucrativos e as organizações religiosas que se dediquem às atividades ou a projetos de interesse público e de cunho social. Também poderão concorrer ao prêmio órgãos ou entidades públicas.Segundo Pollyana de Freitas Andrade Miguel, secretária executiva do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, o Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado tem o objetivo de reconhecer a atuação de organizações e indivíduos responsáveis por atividades voluntárias de relevante interesse social, com impactos transformadores na sociedade, voltadas para o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Durante todo o ano, trabalhamos para disseminar o voluntariado aos quatro cantos do país, e nada mais justo do que reconhecer organizações e pessoas que fazem o bem, sem esperar nada em troca. Este prêmio simboliza a amplitude do trabalho voluntário e o quanto ele promove a transformação social. Em nosso Programa, os holofotes estão sempre direcionados para eles, os voluntários e voluntárias do Brasil”, acrescenta.
O regulamento completo pode ser acessado através deste link: https://www.gov.br/patriavoluntaria/dynamic-page/121.
O que é o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado Instituído em 9 de julho de 2019, por meio do Decreto nº 9.906, o Programa é coordenado pela Casa Civil da Presidência da República, por meio de uma Secretaria. O objetivo do programa é fomentar a prática do voluntariado como um ato de humanidade, cidadania e amor ao próximo, entre o governo, as organizações da sociedade civil e o setor privado, além de incentivar o engajamento social.