Notícias em Destaque
Pupin participa de inauguração do Centro de Referência em Saneamento Ambiental do Cismae
O prefeito Roberto Pupin participou nesta sexta-feira (15), da inauguração do Centro de Referência em Saneamento Ambiental do Cismae (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental do Paraná), construído em Maringá em terreno doado pela Prefeitura. O centro, o mais moderno do Sul do Brasil, vai atender os 28 municípios associados ao consórcio e prestar serviço na análise de água e efluentes.
Participaram da inauguração o prefeito Pupin, o presidente da Funasa, Gilson Carvalho de Queiroz Filho; o presidente da Assemae, Silvio José Marques; o presidente do Cismae, Clovis Peres, prefeito de Japurá; o superintendente da Funasa no Paraná, Raul Ribas Macedo; o secretário de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul do Paraná, Ricardo Barros; a deputada federal Cida Borghetti, prefeitos, gestores municipais de saneamento e convidados.
O centro do Cismae, construído no Parque Industrial Mário Bulhões, foi construído e equipado pela Funasa, que investiu mais de R$ 2 milhões. São 1.850 metros quadrados com laboratórios e equipamentos de ponta para análise de água, esgoto e outros serviços na área de saneamento. A inauguração do Centro fez parte da programação da 42ª Assembleia Nacional da Assemae.
Pupin destacou o esforço da administração e do prefeito Silvio Barros para trazer o Centro de Referência do Cismae e realizar a Assembleia da Assemae em Maringá. “O Centro do Cismae está dentro do projeto da Cidade Industrial de Maringá, que estamos implantando em uma área de 130 alqueires aqui ao lado, e tenho certeza vai contar com os serviços dessa estrutura”.
Segundo o prefeito, Maringá já é exemplo de saneamento básico, com 100% de água e 97% de esgoto coletado, e o município quer continuar sendo exemplo junto com o Cismae e a Assemae. “Nossa preocupação com o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas é uma política de governo, e estamos na luta para levar nossos projetos pioneiros para outros municípios”, afirmou.
O presidente da Funasa, Gilson de Queiroz Filho, citou os números de investimentos em saneamento. Apenas no PAC 2, são mais de R$ 45 bilhões até 2013. “Um caminho para tornar realidade o sonho da universalização do saneamento, que debatemos nessa Assembleia da Assemae”, disse.
Para o presidente da Assemae, Silvio Marques, o debate em torno do saneamento mostra sua importância como ocorreu na Assembleia da entidade, que trouxe a Maringá mais de 4.700 pessoas, inclusive o gestor de um consórcio da Espanha. “Defendemos a universalização que tem tudo a ver com a saúde, a qualidade de vida e o desenvolvimento das comunidades”, citou.
O presidente da Cismae, Clovis Peres, falou do “dia especial” e da alegria em inaugurar uma estrutura de referência não apenas para os municípios consorciados. “Vamos atender todos os setores que necessitam de nossos serviços”, afirmou agradecendo a Prefeitura de Maringá e a Funasa pela viabilização da estrutura.
O secretário Ricardo Barros, representando o governador Beto Richa, falou do esforço do governo o sistema de saneamento público do Estado, e do trabalho do prefeito licenciado Silvio Barros em fortalecer os consórcios intermunicipais. “O Silvio Barros integra a Federação Nacional dos Consórcios Municipais, e sabe da importância de cada passo nesse sistema”.
A deputada federal Cida Borghetti lembrou que Maringá mais uma vez sai na frente, através do apoio para sediar uma estrutura de referência para toda a região Sul e importante para os municípios. “A administração Silvio Barros e Pupin mostra mais uma vez a visão, trazendo esse Centro de Referência e mais, filiando o município no consórcio”, lembrou.
A diretoria do Cismae homenageou o prefeito Roberto Pupin e as demais autoridades com placas de agradecimento. “Somos todos batalhadores pelos nossos municípios, e temos que agradecer cada um que reconhece essa luta pelas nossas comunidades”, colocou o presidente do Cismae, Clovis Peres.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá