No dia 13 de junho, com apoio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), Londrina receberá a quarta edição da “Rota das Catedrais”. A iniciativa tem como proposta reunir ciclistas, de diferentes regiões do Brasil, para percorrerem um trajeto entre as catedrais de Londrina e Maringá. Os interessados em participar devem efetuar inscrição, a partir desta sexta-feira (20), no site do evento (www.rotadascatedrais.com.br).
O valor das inscrições ainda não foi divulgado, mas a agência P14 Sport, que é a organizadora do evento, explica que o limite de vagas é de 800 pessoas. Na oportunidade, os ciclistas realizarão um encontro em frente à Catedral Metropolitana de Londrina, às 6 horas, com largada prevista para às 7 horas. Ao todo serão 120 quilômetros (90 km por trechos rurais e 30 km por trechos urbanos) até a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, monumento símbolo de Maringá.
A chegada está prevista para as 17h30 e o desafio deverá ser percorrido com bicicletas do tipo mountain bike. Vale ressaltar que ao final da rota todos os ciclistas ganharão medalhas de participação. “O mountain bike vem crescendo não só na nossa região, mas no Brasil todo. A modalidade coloca o atleta perto da natureza e propicia uma melhor qualidade de vida. Tenho relatos de vários amigos que eram obesos, com problemas depressivos, que melhoraram a qualidade de vida depois de começarem a pedalar. Diante disto a Rota das Catedrais é um percurso desafiador. Gostamos de compará-la com a corrida São Silvestre, pois as pessoas, quando a concluem, chegam muito emocionadas”, disse o organizador do evento, Peterson Júlio Oliveira.
O trajeto contará, ainda, com diversos recursos para o auxílio dos participantes. Dentre eles: cinco pontos de hidratação com água e frutas; carros de apoio e socorristas de moto para eventuais acidentes ou fadiga; e a picape “cata-osso”, que tem como objetivo transportar ciclistas lesionados, com seus devidos equipamentos, até o fim do percurso.
Na chegada em Maringá, uma equipe receberá os indivíduos para um momento de hidratação, massagem e entretenimento. Nesta ocasião será realizada uma tarde festiva junto aos familiares dos participantes. O evento irá disponibilizar food trucks, atividades para as crianças e muita música, ao estilo pop rock.
De acordo com a diretora de Turismo da CODEL, Renata Queiroz, a Rota das Catedrais é importante para o desenvolvimento do turismo regional. “Além dos benefícios econômicos, o evento agrega bem-estar e qualidade de vida aos participantes. Além disto, a iniciativa também promove o desenvolvimento do turismo regional, o que auxilia no posicionamento de Londrina e de locais próximos como produtos turísticos”, enalteceu.
A Rota das Catedrais é realizada, anualmente, desde 2017. O evento permite a participação de ciclistas, de 18 a 70 anos, que não tenham problemas críticos de saúde. Na última edição cerca de 700 pessoas compareceram ao evento.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o organizador do evento, Peterson Júlio Oliveira, pelo telefone 3304-8143.
Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá