IMPRESSO
Maringá
  • HomeM
  • Maringá
  • Economia
    • Mercado
    • Benefícios
    • Cartões
    • Investimentos
    • Contas Digitais
    • Cripto
  • Região
  • Esportes
  • Finanças
  • Colunas
  • Publicações Legais
Maringá
No Result
View All Result

R$ 20 milhões: Estado autoriza construção de complexos do idoso em quatro municípios

Por Redação
26 de dezembro de 2025

O governador em exercício Darci Piana autorizou nesta quarta-feira (24), no Palácio Iguaçu, a construção de estruturas voltadas à população idosa paranaense em quatro municípios. Com investimento de R$ 20,2 milhões por meio da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), serão construídas duas Cidades do Idoso, em Coronel Vivida e Toledo, e dois Centros de Convivência, localizados em Candói e São Manoel do Paraná.

Piana destacou que esse investimento faz parte de uma política de cuidado do Estado que abrange desde o recém-nascido até a terceira idade. “Como diz o nosso lema: terra de gente que trabalha e cuida. Estamos cumprindo com o cuidado da nossa gente. A Semipi tem feito um trabalho extraordinário para os idosos fruto de um trabalho incansável do Governo do Estado de olhar para toda a população do Paraná, de todas as idades”, afirmou.

“O Complexo Social Cidade do Idoso e os centros de convivência são equipamentos inovadores, reunindo uma série de serviços com diversas áreas trabalhando juntas para que possamos preservar cada vez mais a qualidade de vida, a autonomia e a independência das pessoas idosas, trazendo também o olhar do cuidado àqueles que precisam”, complementou o governador em exercício.

Os municípios foram habilitados conforme a Resolução nº 25/2025 da Semipi, que trata sobre a transferência de recursos financeiros aos municípios para investimento em obras voltadas às políticas de direitos da mulher e da pessoa idosa. Eles foram aprovados pela pasta e também pelo Paranacidade, órgão vinculado à Secretaria de Estado das Cidades (Secid), que fará o acompanhamento das obras. Os recursos serão repassados fundo a fundo pela Semipi, com contrapartidas municipais.

A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, ressaltou que os espaços voltados ao público idoso são uma resposta ao cenário de transição demográfica pela qual passa não só o Paraná, mas o Brasil e o mundo.

“Mais do que a obra física é a finalidade dela: cuidar cada vez melhor da nossa gente. O Paraná é um estado que tem passado por uma mudança demográfica muito acelerada. Em 2027 teremos mais idosos do que crianças menores de 14 anos, então é mais uma demonstração do Governo do Estado de preparar os municípios para esse futuro, que é de uma vida longa, mas com qualidade, respeito e dignidade”, explicou.

“Hoje a gente inicia a liberação das obras, que somam ao todo R$ 150 milhões. O Paraná está muito à frente nessas políticas de cuidado, sendo referência nacional e internacional, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como Estado Amigo da Pessoa Idosa. Tudo isso é fruto de um trabalho de políticas públicas de Estado que estamos realizando no Paraná para cuidar bem da nossa gente”, acrescentou a secretária.

CIDADE DO IDOSO – O Complexo Social Cidade do Idoso é uma estrutura de grande porte que oferece atenção à saúde especializada, atividades físicas, esporte, lazer, convivência social e intergeracional, alimentação, aulas de informática, dança, música, cultura e apoio ao cuidado, tudo de maneira gratuita. A primeira Cidade do Idoso construída no Paraná foi em Irati, no Centro-Sul do Estado, funcionando em um modelo piloto.

Em Coronel Vivida, no Sudoeste do Estado, a Cidade do Idoso contará com quatro salas multiúso, saguão, praça de alimentação interna e externa, cozinha, dois auditórios e sala de atendimento, em um espaço de 1.896 metros quadrados. O investimento da gestão estadual para a obra é de R$ 7,5 milhões. Com uma população de 23 mil habitantes, Coronel Vivida possui cerca de 4,3 mil idosos, segundo o IBGE.

“Este é um momento muito importante, em que o Governo do Estado coloca à disposição dos municípios recursos voltados à população idosa. Este programa vai criar um ecossistema de atendimento à pessoa idosa, demonstrando a sensibilidade da gestão estadual para atender todos os paranaenses. Esses investimentos, pulverizados em todo o Paraná, vão melhorar a qualidade de vida da terceira idade, que é cada vez mais significativa”, disse o prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto.

No Oeste do Estado, Toledo também ganhará uma Cidade do Idoso em breve. O espaço, de 2.111 m², terá sala multiúso, academia, salão/auditório com palco e camarim, cozinha, piscina para hidroterapia, sala para fisioterapia, consultórios médicos, sala de atendimento psicossocial, espaço de dança e de artes, entre outros. Serão R$ 7,8 milhões investidos para uma população idosa de 22 mil pessoas, em um universo de 150 mil habitantes.

Para o prefeito de Toledo, Mario Costenaro, a construção de espaços como esse é uma forma de reconhecimento àqueles que contribuíram tanto para o desenvolvimento local. 

“São pessoas que já ajudaram tanto o nosso município a crescer e que possuem condições de continuar nesse processo de desenvolvimento por meio de várias atividades. Enquanto política pública, a parceria do Estado é importante no sentido de inclusão social, de valorização e reconhecimento do valor da pessoa idosa e das potencialidades que ela tem, inclusive para contribuir com a continuidade do desenvolvimento da cidade”, defendeu.

CENTROS DE CONVIVÊNCIA – Assim como a Cidade do Idoso, os centros de convivência são espaços voltados à integração das pessoas maiores de 60 anos. Em Candói, no Centro-Sul do Estado, a estrutura será integrada em uma área onde hoje existe um destacamento da Polícia Militar do Paraná, Secretaria Municipal de Assistência Social, centro de hidroterapia e ginásio municipal. O espaço terá um salão com palco, pista de bolão, cozinha e roda de chimarrão externa. O investimento é de R$ 3,4 milhões.

“Somos um município de 15 mil habitantes e, desse total, cerca de 3 mil são idosos. Então é uma satisfação imensa poder fazer algo para essa população e receber investimentos para o nosso município”, comentou o prefeito de Candói Aldoino Goldoni Filho.

Em São Manoel do Paraná, no Noroeste, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa contará com salas de convivência, recreativa e de capacitação, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, refeitório e cozinha. O aporte para o espaço é de R$ 1,3 milhão, beneficiando uma população de 484 idosos em um cenário de 2,1 mil habitantes.

O prefeito Vitor Hugo Rodrigues celebrou o apoio do Estado para a construção do Centro de Convivência. “É fundamental, pois sem essa ajuda não conseguiríamos recursos para executar a obra. Esse espaço vai atender as pessoas da terceira idade, funcionando como um centro-dia. O pessoal poderá ir até lá para fazer exercícios, participar de atividades físicas. É um espaço de integração e entretenimento dos idosos”, disse. “Não é uma obra qualquer, é algo que vai impactar muito a vida das pessoas.”

Foto: Ari Dias/AEN

AMIGO DA PESSOA IDOSA – Tanto os centros de convivência quanto as Cidades do Idoso e Complexos atendem aos objetivos do Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, como o de criar oportunidades para a participação cultural, econômica, política e social da terceira idade; promover atividades culturais, esportivas e de lazer adaptadas aos interesses e necessidades da pessoa idosa, visando à inclusão social e ao estímulo à vida ativa; e fomentar o desenvolvimento de espaços públicos de convívio intergeracional, com estrutura adequada para o acesso e permanência da população idosa.

Em agosto deste ano, o governador Carlos Massa Ratinho Junior e a secretária Leandre receberam em Washington D.C., capital dos Estados Unidos, o reconhecimento do Paraná como referência mundial em políticas para idosos, oferecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), braço da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Paraná se tornou membro afiliado da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas da Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), fazendo parte de um grupo de países, estados e cidades reconhecidos pela eficiência dos seus programas e experiências para tornar os ambientes urbanos mais acolhedores, seguros e acessíveis para todas as idades. 

A filiação à rede se deu por conta de uma série de políticas que vêm sendo conduzidas pelo Estado, coordenadas pela Semipi. Entre os programas estão as parcerias estratégicas com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para qualificação de cuidadores, fortalecimento da rede de proteção social, capacitação continuada de profissionais e construção de moradias adaptadas.

O Governo do Estado também conta com o projeto do Condomínio do Idoso, que oferece moradia para a terceira idade, que por sua vez pagam um aluguel social equivalente a 15% de um salário-mínimo nacional e residem no local o tempo que desejarem. Cinco unidades já foram entregues dentro de um pacote de 32 planejadas, que se encontram em fases de construção, licitação ou projetos.

Outra iniciativa pioneira é o financiamento imobiliário para idosos, dentro do programa Casa Fácil Paraná Terceira Idade. O Governo do Estado reservou R$ 80 milhões para que idosos com renda de até quatro salários-mínimos possam custear até R$ 80 mil nos valores de entrada de imóveis, reduzindo o tempo de financiamento, um dos entraves para liberação de crédito para esse público.

PRESENÇAS – Participaram da liberação de recursos o líder do Governo na Assembleia Legislativa, Hussein Bakri; os deputados estaduais Gugu Bueno, Ademar Traiano e Luiz Fernando Guerra; e a superintendente do Paranacidade, Camila Mileke Scucato.

Fonte: AEN PR

IMPRESSO

Outros Posts

Laboratório da UEM desenvolve pesquisas em meio à população de formigas
Maringá

Laboratório desenvolve pesquisas em meio à população de formigas

16 de junho de 2026
Cidade para vender ou para viver? Professor Ricardo Dias Silva, arquiteto e urbanista
Opinião

Cidade para vender ou para viver?

16 de junho de 2026
Criança sofre queimaduras graves em CMEI de Sarandi
Região

Criança de 8 meses sofre queimaduras graves durante o banho em CMEI de Sarandi

16 de junho de 2026
1º turno será em 4 de outubro, com votação para os cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e suplentes, deputado federal e deputado estadual ou distrital (Crédito: Ilustrativa/Luiz Roberto/Secom/TSE)
Política

Maiores colégios eleitorais da região, Maringá e Sarandi somam 374.169 votantes

16 de junho de 2026
Crédito: Arquivo/Cristiano Martinez
Cultura

Canta Coral tem nova edição no Luzamor em Maringá nesta terça (16)

16 de junho de 2026
Juliana Monroy Ortiz, durante bate-papo na Zine Ingá (Crédito: Cristiano Martinez)
Cultura

‘Todo mundo pode fazer seu projeto em casa’, diz zineira e pesquisadora

16 de junho de 2026
  • Impresso
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Publicações Legais
  • Quem Somos

Editora Dia a Dia – O Maringá

CNPJ: 31.722.654/0001-52
ENDEREÇO: Estácio de Sá, 1251,
Zona 2 CEP: 87005-120
(44) 3305-5461

© 2026 O Maringá - O Jornal a serviço de Maringá e região.

No Result
View All Result
  • Home
  • Maringá
  • Economia
  • Colunas
  • Jornal Impresso
  • Mercado
  • Cartões
  • Cripto
  • Investimentos
  • Contas Digitais
  • Finanças
  • Benefícios
  • Outros
    • Publicações Legais
    • Fale Conosco
    • Quem Somos

© 2026 O Maringá - Todos Os Direitos Reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.