Com produção musical de Eduardo Rozeira, ´´Amor Livre“ incita o aprendizado da não-monogamia para todas as relações
A pluralidade musical do curitibano Ravi Brasileiro, encontra a potência sonora da pernambucana Flaira Ferro, em Amor Livre, o novo single do multiartista, com a produção musical assinada por Eduardo Rozeira (A Banda Mais Bonita da Cidade, Banda Notívagos e SulRound). O novo single do cantor e compositor Ravi Brasileiro está disponível pelas plataformas de streaming.
Com 26 anos de trajetória, Ravi Brasileiro se depara com um novo desafio, onde a música é o fio condutor escolhido por ele para despir a sua fragilidade sentimental sobre amores fluídos.
Amor Livre é uma composição do próprio Ravi Brasileiro, onde o cantor compartilha a sua ansiedade em busca de relações além da superficialidade.
“Depois de um término, e ansioso em viver novas relações que fossem além do superficial, eu fui estudar sobre a não-monogamia. Amor Livre é um aprendizado sobre o amor que não tem a posse sobre o outro. É também sobre saber se escolher e se respeitar em meio ao processo. É uma liberdade para todos se entenderem com as suas questões, e se relacionarem com mais verdade e clareza sobre o que se sente”, reflete o compositor.
Ainda que a sutileza pueril sobre os laços afetivos ressignificados por Ravi tenham proporcionado experiências viscerais para que Amor Livre abrangesse toda forma de amar, para Flaira Ferro a parceria possibilitou outras reflexões.
“Não tenho o hábito de compor sobre o amor romântico. As coisas que eu escrevo, com mais naturalidade, geralmente são sobre temáticas sociais de empoderamento pessoal e coletivo. Quando ouvi a música, achei interessante a mensagem de amar sem querer controlar o outro. Esse amor que é livre de abusos, distorções e manipulações me interessa e por isso achei bacana gravar a canção”, analisa a artista pernambucana.
Entre pesquisas e inspirações para a composição de Amo Livre, Ravi Brasileiro foi ao âmago da sua resiliência. À flor da pele, o desenvolvimento da letra verve entre o carnal e o empírico. Contudo, à busca pela compreensão e a vivência não-monogâmica, foram alicerces norteadores para o auto-entendimento do próprio amor livre de Ravi.
“Mesmo as relações efêmeras podem ser profundas e verdadeiras. Ainda assim, aprendi que algumas relações se dissolveram por falta da prioridade. Cheguei a me sentir solitário, até que nessa onda do amor livre, ainda compondo a música, comecei um relacionamento bem especial, e nossa parceria tem tudo que essa música traz”, revela o compositor.
Sobre Ravi Brasileiro
Ao longo de quase três décadas, Ravi Brasileiro é reconhecido como cantor, compositor, dançarino e empreendedor cultural. A brasilidade é uma característica em seu trabalho desde a sua estreia nos palcos com a direção de Milton Karam e Simone Cit, com o Coral Brasileirinho, na década de 1990.
Em sua discografia, estão os singles Come Cru e Tira Dez (2016) e O Vislumbre da Terceira Idade (2022). Ravi também lançou em 2018, o EP Quiçá Que Sacudisse e em 2021, lançou a versão em álbum, ao vivo no Teatro Paiol, com as participações especiais de Janaina Fellini, Laura Binder e Otto Brasileiro.
Do seu álbum de estreia Na Trilha do Elo e elas perdidas (2009), cinco anos depois, com o álbum Cortinas Abertas (2014), Ravi projetou a sua trajetória internacional com shows pelo México e Guatemala.
Em 2024, lança o seu novo projeto 7por2, com a participação especial de diversos artistas consagrados da música brasileira.
Sobre Flaira Ferro
Flaira Ferro é cantora, compositora, dançarina e arte educadora. Formada em Comunicação Social pela UNICAP, há mais de 25 anos atua em criações ligadas às danças populares de Pernambuco.
Lançou 3 discos de música autoral, sendo eles: Cordões Umbilicais (2015) , Virada na Jiraya (2019) e Áua (2023) e consolidou uma identidade poética profundamente ligada ao autoconhecimento.
Através de seus projetos circulou por mais de 10 países entre América Latina, Ásia, América do Norte e Europa. Atualmente está em processo de finalização do quarto álbum que será lançado em 2025 com canções inéditas.
Letra de Amor Livre
Me envolvo
Não te enrosco
Me escolho
Não controlo
Eu entrego
E não cobro
Eu te solto
Tô aberto
O amor chegou aqui
Tão nu e profundo
Voa tão livre e faz mel
do teu encanto
Naquele chamego com dengo caliente
Com cheiro bem lá no cangote
Carícia em cada saliência
Elegância
Naquele chamego com dengo caliente
Com cheiro bem lá no cangote
Carícia em cada saliência
Elegância na nossa indecência
Ficha Técnica ´´Amor Livre“
Letra e música – Ravi Brasileiro
Vozes – Ravi Brasileiro e Flaira Ferro
Produção musical – Eduardo Rozeira
Violão Nylon – Ravi Brasileiro
Violão Aço, Guitarra, Baixo, Synths, Beats e programações – Eduardo Rozeira
Trombone – Fernanda Cordeiro
Mixagem e Masterização – Fred Teixeira
Foto: Oruê Brasileiro / Odara Vision
Assessoria de imprensa: BAComunica / Cabana Assessoria