1ª Festa Literária de Londrina quer democratização do acesso ao livro e à leitura

Evento com escritores e leitores será em Londrina (Crédito: Wilson Vieira/Pref. Londrina)

O Norte do Paraná vai ganhar mais um evento dedicado às letras, reforçando a ocupação literária no Interior.

Basta lembrar que a região já conta, desde 2013, com a Festa Literária Internacional de Maringá (Flim). Aliás, foi tombada como patrimônio cultural imaterial da Cidade Canção. Isto significa a garantia do fomento da festa enquanto elemento da identidade maringaense e contribui para a produção e consumo literário.

A 100 km de distância, surge a Flil: Festa Literária de Londrina. Com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), a primeira edição será nos dias 14 e 15 de junho de 2024, na Biblioteca Pública de Londrina

Segundo informações da própria Flil, o evento foi criado para dar vazão a escritores e escritoras que vêm surgindo todos os anos, livros publicados, oficinas de escrita, novas editoras, livrarias.

“Esse é um momento oportuno para congregar a produção londrinense, dando vazão à nossa Literatura de forma democrática, acessível e alegre”.

Assim, a Flil foi idealizada pelo Rafael Silvaro, que é editor da Madrepérola e escritor; e Isabela Cunha, escritora.

A ideia é ser um espaço de contribuição para a profissionalização dos escritores e democratização do acesso ao livro e à leitura em Londrina. Em suma, um ponto de encontro entre leitores, livreiros, livreiras e afins para criar um ambiente de aprendizado e networking dentro da comunidade literária local.

Inclusive, estão abertos dois editais da Flil, com prazo até 15/04 às 18h. Um para expositores e comerciantes de livros, livrarias, editoras, escritores independentes, coletivo cultural e artistas gráficos. Confira AQUI.

E outro para atrações artísticas, com apresentação musical, contação de história e sarau. Acesse AQUI.

Serviço

Para saber mais detalhes da Flil, acesse seu perfil no Instagram.

Sair da versão mobile