Paraná alcança hoje a marca de 3 milhões de doses de imunizantes em combate ao coronavírus aplicadas

Paraná alcança hoje a marca de 3 milhões de doses de imunizantes em combate ao coronavírus aplicadas

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O Paraná alcançou hoje a marca de 3 milhões de doses de imunizantes em combate ao coronavírus aplicadas. O vacinômetro, da Secretaria de Estado da Saúde, apresentava que até as 9h47 o Estado já tinha aplicado 3.005.815 doses, com 1.944.974 indivíduos vacinados com a primeira e 1.060.841 paranaenses que já finalizaram a etapa vacinal, isto é, receberam as duas doses.

Até o momento, 18% da população do Estado já recebeu a primeira dose e 40% do grupo preferencial determinado no Plano Estadual de Vacinação, que atinge 4.812.142 pessoas, receberam a primeira dose. Aproximadamente 10% dos paranaenses e 22% dos cidadãos que integram os grupos prioritários, que são aqueles que estão mais expostos ou correm mais riscos com a doença, já completaram a vacinação.

“Cada dose aplicada no braço de um paranaense é uma conquista porque significa que estamos mais perto de vencer a guerra contra o novo coronavírus. O Paraná tem uma boa estrutura, cerca de 1,8 mil salas de vacinação nas Unidades de Saúde, com equipes focadas na vacinação. Tudo isso contribui para acelerar esse processo. Temos que continuar o trabalho até atingir a imunidade de todos”, ressalta o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

O total de aplicações equivale a 80% dos 3.749.920 imunizantes que o Paraná recebeu do Ministério da Saúde e distribuiu para as cidades. Foram aplicadas 77% das primeiras doses, das 2.528.809 designadas para esse desfecho, e 87% das 1.221.111 enviadas para concluir o período vacinal. Para agilizar o método de imunização, o Governo do Estado criou a campanha De Domingo a Domingo e o Corujão da Vacinação, que expandiu o horário de imunização em alguns municípios para atingir a maior quantia possível de pessoas.

O Paraná tem recebido regulamente novas doses das vacinas Covishield, da parceria AstraZeneca/Fiocruz, e Coronavac, produzido pelo Sinovac/Butantan. O Ministério também já encaminhou dois lotes de imunizantes da Pfizer/BioNtech, que por exigirem situações especiais de armazenamento serão distribuídas para Curitiba, Londrina, Cascavel e Maringá.

Cidades que mais vacinam

Entre as cidades com o maior porcentual da população vacinada com a primeira dose, segundo o  Ranking de Vacinação em combate ao coronavírus no Paraná, estão São Jorge d’Oeste (35%), Diamante do Norte (34%), Bom Jesus do Sul (32%), Pontal do Paraná (31%) e Kaloré (30%).

Em quantia total de aplicações, unindo a primeira e a segunda doses, as que mais imunizaram foram Curitiba com 496.651, Londrina 194.919, Maringá 129.259, Cascavel 92.949 e Ponta Grossa 87.262.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile