63 cidades do Paraná já estão vacinando idosos com 60 anos em combate ao coronavírus de forma ágil. A quantia equivale a 15,7% dos municípios do Estado, grupo esparramado por 18 das 22 regionais que constituem o sistema público de saúde paranaense.
Na Regional de Saúde de Paranavaí (14ª RS), por exemplo, 16 municípios estão aplicando as doses dentro da faixa etária que determina o grupo preferencial estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. É a região do Estado que mais progrediu na campanha, com ênfase para Alto Paraná, Amaporã, Diamante do Norte, Guairacá, Jardim Olinda, Loanda, Nova Aliança do Ivaí, Nova Londrina, Paraíso do Norte, Paranapoema, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Santo Antônio do Caiuá e São Pedro do Paraná.
Na continuação surgem as regionais de Francisco Beltrão (8ª RS), com sete municípios e Cascavel (10ª RS) e Apucarana (16ª RS), as duas com cinco.
“Aqui no Paraná pedimos para que a vacinação ocorra durante todos os dias da semana. Com o Corujão da Vacinação, queremos que as aplicações se estendam também durante a noite. A estratégia tem surtido efeito. A intenção é abranger o maior número de pessoas possível em um curto espaço de tempo”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
“Muitos municípios entenderam o nosso pedido e estão dando cada vez mais agilidade ao processo de proteção contra a Covid-19. O propósito do nosso Plano de Vacinação é fazer a vacina chegar até o braço das pessoas o mais rápido possível”, complementou.
Vacinômetro
Segundo o Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná aplicou 2.638.432 doses de imunizantes contra a Covid-19, isto é, 1.698.462 correspondem à primeira dose, além de 939.970 segundas doses. A quantia apresentada era de ontem.
A quantidade equivale a 95,2% das vacinas para as aplicações iniciais divididas pelo Paraná em 1.784.022, o que quer dizer que 79,3% das doses completam o ciclo de 1.185.894.
Em números exatos, os municípios que mais imunizaram são Curitiba, com 309.579 pessoas, Londrina 104.672, Maringá 74.012, Cascavel 53.976 e Ponta Grossa 47.718.
Já em relação à população, os destaques são São Jorge d’Oeste (29,85%), Diamante do Norte (26,87%), Nova Laranjeiras (25,18%), Pontal do Paraná (24,30%), Rio Bom (23,97%) e Miraselva (23,85%).
Veja a lista dos municípios que já começaram a vacinar pessoas de 60 anos:
1ª RS – Paranaguá – Paranaguá, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba
2ª RS – Metropolitana – Cerro Azul
3ª RS – Ponta Grossa – Jaguariaíva (começa nesta quinta-feira, 29)
4ª RS – Irati – Nenhum município
5ª RS – Guarapuava – Nenhum município
6ª RS – União da Vitória – Antônio Olinto
7ª RS – Pato Branco – Saudade do Iguaçu
8ª RS – Francisco Beltrão – Ampére, Barracão, Bela Vista da Caroba, Cruzeiro do Iguaçu, Pinhal de São Bento, Santa Izabel d’Oeste e Verê
9ª RS – Foz do Iguaçu – Itaipulândia, Matelândia e Ramilândia
10ª RS – Cascavel – Iracema, Diamante, Corbélia, Lindoeste e Espigão
11ª RS – Campo Mourão – Barbosa Ferraz, Quarto Centenário e Rancho Alegre d’Oeste
12ª RS – Umuarama – Nenhum município
13ª RS – Cianorte – Cidade Gaúcha, Guaporema e Tuneiras do Oeste
14ª RS – Paranavaí – Alto Paraná, Amaporã, Diamante do Norte, Guairacá, Jardim Olinda, Loanda, Nova Aliança do Ivaí, Nova Londrina, Paraíso do Norte, Paranapoema, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz do Monte Castelo, Santo Antônio do Caiuá e São Pedro do Paraná.
15ª RS – Maringá – Nossa Senhora das Graças
16ª RS – Apucarana – Califórnia, Faxinal, Grandes Rios, Mauá da Serra e Rio Bom
17ª RS – Londrina – Miraselva e Pitangueiras
18ª RS – Cornélio Procópio – Cornélio Procópio
19ª RS – Jacarezinho – Jaboti, Japira e Santana do Itararé
20ª RS – Toledo – Diamante do Oeste, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste e Santa Helena
21ª RS – Telêmaco Borba – Curiúva, Imbaú e Ventania
22ª RS – Ivaiporã – Nenhuma cidade